CULTURA

Artistas visuais realizam ações no Mercado Municipal até dia 29


Entre boxes de frutas, queijos, peixes, especiarias, entre outros, quem visitar o Mercado Municipal de Sorocaba (rua Padre Luís, 82) até o dia 29 vai se deparar com um espaço dedicado às artes visuais. Doze artistas da cidade ocupam o box 12 desde o dia 19, realizando diversas ações voltadas ao desenho de observação.

O projeto, batizado de "Uma dúzia de artistas no mercado", conta com trabalhos de Adriana Dias Ruz, Aline Janice, Eliete Della Violla, Elza Tortello, Federico de Aquino, Francisco Chanes, Giovanna Branco, Julio Veredas, Marcel Bartholo, Maria Radicce, Mirella Mostoni e Tainara Martinsons.

"O que está em evidência não é o produto do artista, mas seu estar presente, apresentando numa situação real seu processo de trabalho, desenhando, conversando, discutindo a produção, trocando experiências/desenhos e oferecendo práticas de desenho ao público passante", aponta o material de divulgação encaminhado à imprensa.

Os interessados nos desenhos feitos ali mesmo pelos artistas podem adquirir reproduções, trocando por algum produto. Já teve gente que deu queijo, doces e frutas por cópias dos desenhos dos artistas. Também é possível trocar um desenho por outro, ou mesmo pegar um desenho que gostou e levar para a casa. Mirella Mostoni, idealizadora do projeto, que conta com parceria da Secretaria de Cultura e Turismo, diz que a resposta ao projeto tem sido muito boa. "O movimento de pessoas tem sido muito legal e os lojistas estão mais íntimos da gente e acabam por nos mostrar coisas no Mercado", conta Mirella, ressaltando a riqueza de imagens a serem desenhadas naquele espaço.

Segundo ela, os artistas têm desenhado bastante nesses dias. "Meu desenho nesses dias do projeto melhorou muito. Pois com a proposta, a gente se obriga a desenhar mais", comentou e acrescentou: "Hoje mesmo eu desenhei dois bagres que uma mulher comprou, daí mostrei para ela: olha os peixes que você comprou!", exemplifica Mirella, falando da importância do projeto de lançar um novo olhar para as coisas. Para a artista, o grande mérito do projeto é esse mesmo: chamar a atenção para o beleza das coisas cotidianas e trabalhar o apuramento do olhar.

Público é convidado a desenhar

Durante a exposição-ação haverá convidados para eventos (apresentações, performances, debates) e saídas diárias para atividades de desenho orientadas (a participação nos eventos e saídas é gratuita e aberta ao público, incluindo o material básico de desenho).

As saídas ocorrem às segundas, quartas e sextas às 15h30; terças, quintas e sábados às 10h30.

Hoje, das 8h às 9h30, haverá uma intervenção teatral do grupo Nativos Terra Rasgada. Na sexta, dia 25, às 15h, haverá apresentação musical com instrumentos sonoros alternativos, com Mauro Tanaka Riyis, Guilherme Durão e Vítor Machado. No sábado, dia 26, às 10h, haverá uma conversa com Eduardo Ruz, doutorando em História Cultural na Unicamp.

O Mercado Municipal funciona de segunda a sexta das 8h às 13h e aos sábados das 8h às 18h.