ECONOMIA

Vendas do Kwid superam expectativas


O ano de 2017 foi marcado por vários lançamentos importantes na indústria automobilística, mas nenhum fez tanto barulho e criou tantas expectativas como o Renault Kwid. Apresentado no Salão do Automóvel de Buenos Aires no mês de junho e lançado no mercado brasileiro no início de agosto, o carro tem bom desempenho comercial e promete se tornar um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro.

Mas qual é o segredo do pequeno Renault para fazer tanto barulho? Em primeiro lugar, o desenho do carro é bastante agradável. A marca francesa aproveitou a onda dos utilitários esportivos, deu um tapa no visual do carrinho e o apresentou como um SUV compacto. Para justificar essa classificação, recorreu a alguns parâmetros como altura do solo e ângulos de ataque e saída. O Kwid não é o primeiro compacto que reivindica ingresso no clube dos SUVs. O Honda WR-V, que também está longe de ser um utilitário esportivo, também se apresenta como tal. Outro atributo do carrinho que chama a atenção do consumidor é o motor moderno e econômico. O Kwid tem um motor de três cilindros, que gera até 70 cv quando abastecido com etanol e pesa em torno de 750 quilos. Com isso, é um dos carros mais econômicos do mercado. Com etanol, o veículo avaliado pelo Motor fez uma média superior a 11 km/l em ciclo urbano. Além do estilo e eficiência energética, outra qualidade do carro é seu preço. Seus concorrentes diretos, o Fiat Mobi e o Vokswagen up! custam vários milhares de reais a mais. No caso do veículo da Fiat, havia a expectativa de que seria um carro barato, mas não foi isso que aconteceu. Tanto que, até agora, o carro de entrada da Fiat não consegue vender grandes volumes. A versão de entrada do Kwid, a Life, praticamente destinado a frotistas, custa R$ 29,990. A versão intermediária Zen, com direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rádio com Bluetooth e entradas USB e AUX, o chamado "kit dignidade", custa R$ 35.390. E a versão topo de linha, a Intense, que traz também retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, Media NAV 2.0 com câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel e chave dobrável custa R$ 39.990. Todos os modelos trazem de série dois airbags frontais e dois laterais e duas fixações para Isofix para as cadeirinhas infantis e três anos de garantia. Rodas de liga leve, faróis de neblina e soleiras nas portas são acessórios que podem ser adquiridos em kits preparados pela Renault. De quebra, o carro consegue ter espaço interno razoável, suficiente para transportar quatro adultos e um porta-malas de 290 litros.

No mês de setembro, o número de emplacamentos do Kwid assustou a concorrência, com 10.358 unidades. Ocorre que desde sua apresentação em Buenos Aires, a Renault começou a aceitar pedidos. Em setembro foram emplacados os carros vendidos em junho, julho e agosto. Em outubro as vendas ultrapassaram 3.400 unidades, um número mais fiel ao futuro posicionamento do carro no mercado.