Go Fashion

Você sabe a diferença entre moda e estilo?


Por Julia Rolim
 
 
A princípio, é comum achar que moda e estilo signifiquem a mesma coisa... Mas saiba que estas duas palavrinhas – muito usadas na área de moda – tem significados bem diferentes. E já que a maioria das pessoas desconhece ou têm dúvidas, vou tentar explicar isso de uma maneira simples.


 - Pixabay

Primeiramente, a palavra “moda” vem do latim “modus” e significa “modo”, “comportamento”. Mas, o conceito de moda está mais relacionado ao mercado e a oferta. Ela é uma referência, é algo que muda ao decorrer das estações e é criada para agradar e atender o maior número de consumidores.
 
Porém, a grande preocupação de “estar na moda” faz com que as pessoas, muitas vezes, se tornem escravas das tendências - ou até mesmo viciadas em compras. E, também por este motivo, as pessoas acabam confundindo os termos “moda” e “estilo”. 


 - Pixabay

A moda, de maneira geral, costuma ser versátil e descartável. O que está fazendo sucesso agora tenderá sair de moda na próxima temporada ou no próximo ano. É claro que as vezes as tendências se entendem por um período maior, como as peças que estouraram em 2017 e continuarão em 2018.
 
Portanto, podemos concluir que a moda é um reflexo do comportamento social. E quando dizemos que uma pessoa “está na moda”, nos referimos que ela veste roupas referentes às últimas tendências, que ela está atualizada, mesmo que as peças não combinem com a sua personalidade e seu tipo físico. 
 
É importante lembrar que: nem toda peça é adequada a todos! Mas também nada te impede de usar o que bem quiser e quando quiser, rs.


 - Pixabay

O “estilo” está muito ligado ao seu poder de escolha e sua personalidade. Ele representa a sua imagem: é criado a partir da sua identidade e acaba refletindo a sua personalidade e estilo de vida.
 
Para entender melhor, vou te fazer uma pergunta: a sua personalidade muda quatros vezes ao ano? Espero que a sua resposta seja “não”... rs
 
Porém, isso não significa que o estilo é algo engessado, que nunca muda ou evolui. Passamos por diversas mudanças na vida, de comportamento, gostos, tipo físico, condição financeira, objetivos profissionais e até mesmo a idade – não temos como escapar do tempo.  


 - Pixabay

Você é quem deve usar as roupas, e não deixar que as roupas usem você. Usando esta reflexão, é possível entender que quem adota um estilo único para si acaba passando uma imagem de credibilidade, segurança e auto confiança. 
 
Portanto, o estilo não é dependente das peças que você possui, mas sim da sua maneira de pensar, agir e se vestir. Ele reflete quem você é.


 - Pixabay

Sei que este texto ficou um pouco extenso, mas tentei explicar a diferença entre moda e estilo de uma maneira simples. Se você ainda ficou em dúvida, vou deixar abaixo uma conclusão destas diferenças de acordo com o que citei no texto. Dessa forma, é mais fácil visualizar: 
 
MODA
- muda conforme o mercado
- não transmite a sua personalidade
- impõe padrões e tendências
 
ESTILO
- muda conforme a sua vida
- reflete a sua identidade/personalidade
- te dá liberdade de escolher o que mais combina com você
- está relacionado à “sua verdade” e te define em qualquer lugar ou ocasião
 
Com o estilo você usa a moda e não permite que ela te use, rs. 


 - Pixabay

Espero que a partir de agora as pessoas entendam estas diferenças... Se por acaso ainda ficou com dúvidas ou queira perguntar sobre outro tema, me escreva um email pois prometo tentar esclarecer tudo o que quiser saber sobre moda. Até a próxima!