UNISO CIÊNCIA

Projeto Uniso Ciência lança segunda edição no Cruzeiro do Sul


O tabloide do Uniso Ciência, projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, chega à segunda edição com a participação dos leitores na escolha dos temas. Em novembro de 2017, foi realizada uma enquete on-line que teve 231 respostas e definiu quais os temas seriam abordados nessa edição. Dos 12 títulos colocados em votação, foram selecionados quatro: Shiitake é recomendado como opção de suplemento alimentar (56,5%), Estudo comprova que é possível utilizar dois tipos de lodo na fabricação de tijolos ecológicos (25,7%), Da cozinha para o seu carro: cúrcuma utilizada como aditivo de biodiesel (23%) e Pichações nas escolas sob o olhar da educação ambiental libertária (20,4%).

A reportagem sobre o shiitake aborda os estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Uniso que enfocam as propriedades desse fungo como um alimento funcional e a quantidade ideal para o consumo humano.

Já na área de tecnologia e inovação, tem destaque uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais, sobre a utilização do lodo resultante de processos de reciclagem de plástico na fabricação de tijolos. Desse Programa veio também o estudo sobre a cúrcuma, muito usada como um tempero, mas que possui propriedades validadas como aditivo do biodiesel – combustível alternativo que gera menos poluentes.

As pichações nas escolas são outro tema do Uniso Ciência. A reportagem detalha os estudos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, que trazem um novo olhar sobre essa manifestação urbana, revelando seu potencial como arte e ato político.

A segunda edição do Uniso Ciência pode ser conferida na versão impressa e digital do dia 14 de janeiro de 2018. Clique aqui e confira. O Uniso Ciência tem como produtos um tabloide, encartado a cada três meses na edição impressa e digital, e notícias publicadas periodicamente no blog. Foi lançado em outubro de 2017, em parceria com o Cruzeiro do Sul, com o objetivo de ampliar a divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas na Universidade.

Publicações do blog - projeto Uniso Ciência:

Apresentação - Uniso Ciência divulga temas do universo da pesquisa

Obesidade pode também estar associada ao uso de antibióticos

Uniso lança processo seletivo para Pós-Graduação

Estudo avalia ensino de Ciências e pesquisadora cria caixa com propostas de atividades

Uniso realiza evento que debate formação acadêmica e profissional

Enxofre, Fósforo e Cloro são alguns dos elementos encontrados na saliva de fumantes

Mestrado em Comunicação e Cultura orienta elaboração de projetos de pesquisa

Leitores podem escolher temas do Uniso Ciência


Uniso recebe palestra sobre o LHC, o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo

Pesquisa de professora da Uniso vence Prêmio Top Ciência da BASF