ESPORTES

Manchester City goleia Basel e coloca um pé nas oitavas da Champions


O Manchester City praticamente selou sua classificação às quartas de final da Liga dos Campeões ao golear por 4 a 0 o Basel na Suíça, nesta terça-feira no jogo de ida das oitavas de final da maior competição de clubes da Europa.

O alemão Ilkay Gundogan (14 e 53 min), o português Bernardo Silva (18) e o argentino Sergio Aguero (23) foram os autores dos gols da equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola.

O líder isolado da Premier League impôs no estádio St Jakob-Park sua superioridade individual e coletiva para encaminhar a classificação às quartas de final em apenas 23 minutos de jogo, quando já vencia por 3 a 0.

Guardiola surpreendeu com sua escalação, deixando no banco o espanhol David Silva, uma das referências do meio de campo do City, assim como o recém-contratado zagueiro francês Aymeric Laporte, substituído pelo mais experiente belga Vincent Kompany, que não vinha atuando devido a uma lesão.

Estas experiências poderiam ter custado caro a Guardiola, já que o Basel teve duas ótimas chances de marcar no início da partida, mas tanto o camaronês Dimitri Oberlin, aos 6 minutos, e o marroquino Mohamed Elyounoussi, aos 25, desperdiçaram oportunidades cara a cara com o goleiro brasileiro Ederson.

Para o City, foi o oposto. O time inglês aproveitou praticamente todas as chances que criou, abrindo enorme vantagem nos minutos iniciais.

Aos 14, Gundogan apareceu na primeira trave para desviar de cabeça um escanteio cobrado por Kevin de Bruyne, abrindo o placar.

Sem tempo para reagir, o Basel sofreu o segundo gol quatro minutos depois. No lance, Bernardo Silva recebeu dentro da área e chutou cruzado, ampliando o placar.

Três gols em 23 minutos


Ainda atordoado pelo golpe, o Basel caiu nocauteado logo em seguida com o terceiro gol inglês, desta vez de Aguero, em chute colocado da entrada da área, aos 23 minutos.

Com a enorme vantagem, o City se contentou em dominar a posse de bola e impor seu jogo de toques, sem dar chances aos suíços de reagirem.

Pouco após o intervalo veio o quarto gol, em outro lindo chute de fora da área, agora com Gundogan, aos 9.

Com o jogo decidido, e mais por excesso de confiança do City do que por méritos do Basel, a equipe suíça conseguiu finalmente se aproximar do gol de Ederson em duas finalizações de Oberlin, primeiro em cabeçada para fora (68) e depois em cobrança de falta que o goleiro da seleção defendeu.

Mesmo sonolento, o City teve chances de chegar a um quinto gol, com dois bons ataques de David Silva (67, 74), que entrou no lugar de De Bruyne, mas o marcador não se mexeu mais.

A partida de volta será disputada em 7 de março em Manchester.