SOROCABA E REGIÃO

Ademir Watanabe deixa Secretaria da Saúde


Em meio à polêmica da terceirização em unidades de saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe deixou a Secretaria da Saúde da Prefeitura. A publicação da exoneração ocorreu no início da noite desta segunda-feira (19) no Jornal do Município. Watanabe ocupava a função desde agosto de ano passado, nomeado pela então prefeita Jaqueline Coutinho (PTB). Os rumores sobre a saída dele ocorriam há algumas semanas, mas sempre eram negados pelo Executivo. A situação teria se complicado com o processo de terceirização, que envolve as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), a Policlínica e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Saiba mais:
19/03/2018 - Justiça julga irregulares terceirizações na Saúde

No início do mês, quando surgiram as primeiras informações sobre uma possível saída do secretário, o Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura, que negou qualquer mudança via Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom). O prefeito José Crespo (DEM) também comentou as informações de bastidores. "Eu tenho um pouco de pena de vocês, jornalistas, que, infelizmente, maledicências e intrigas acabam convergindo muito para essa área. Não há nenhuma verdade na saída", disse em São Paulo no dia 7 deste, ao lado de Watanabe, quando se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, David Uip. "As pressões são muito grandes, pressões de adversários políticos de boa-fé, dos adversários de má-fé também. Depende do secretário aguentar a pressão. O doutor Ademir é um excelente profissional e tem uma força de trabalho muito grande. Não acredito que ele vá pedir para sair", afirmou Crespo, complementando sobre o agora ex-secretário. Ontem, a reportagem também questionou a Prefeitura sobre os motivos da exoneração de Watanabe, mas não obteve resposta. Ademir Watanabe é funcionário de carreira da Prefeitura.

Para o lugar dele, na mesma edição do Jornal do Município, foi publicada a nomeação de Marina Elaine Pereira, que até então era a ouvidora-geral do município. Ela é advogada, com pós-graduação em direito tributário e em direito constitucional. Marina Elaine Pereira também foi estagiária da Prefeitura de Sorocaba e na Procuradoria-Geral do Estado. Ela atuava na Prefeitura como ouvidora desde janeiro de 2017. Segundo a Secom, ela assume o cargo em definitivo.

Mais mudanças


A mesma edição do Jornal do Município trouxe outras nomeações. A Secretaria de Recursos Humanos (Serh) passou a ser chefiada pelo ex-vereador de Itapetininga Osmar Thibes Junior. Em 1º de fevereiro, com a saída de José Olímpio Silveira Moraes Júnior, que pediu exoneração, Thibes Junior foi nomeado secretário de Abastecimento e Nutrição, cargo que exerceu por apenas um dia. Ele é filho do ex-deputado estadual Osmar Thibes, falecido em 2016. Em Itapetininga, Thibes Junior foi secretário de Esportes e Lazer no governo de Luís Di Fiori (PSDB) e secretário de Governo na gestão de Hiram Ayres Monteiro Júnior (DEM). Ele também já foi candidato a deputado estadual por Itapetininga.

Mario Luiz Nogueira Bastos passou a ocupar a Secretaria de Educação (Sedu) de forma definitiva. Ele atuava de forma interina após a saída de Marta Cassar, que deixou a pasta na semana passada. Para finalizar as mudanças, na Ouvidoria Geral do Município assume a servidora Liliana de Jesus.