Nas lentes do conhecimento

Convocatória de Portfólio do Paraty em Foco - 2018


Estão abertas as inscrições, desde o dia 1 de março até o dia 31 de julho de 2018, da Convocatória Portfólio em Foco. É um dos principais eixos do Paraty em Foco e uma das principais premiações brasileiras de fotografia. Que visa revelar novas tendências e talentos.
 
Você pode participar, caso seja selecionado, na categoria Ensaio e Foto Única, sem limites de trabalhos inscritos e com tema livre a aberto a todo tipo de expressão.
 
A categoria ensaio deve ser composta de 6 a 10 fotos coesas (que descrevam a história de um projeto imagético). E na categoria Foto Única, poderão ser inscritas até 4 fotografias, e apenas uma será pré-selecionada.
 
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção e depois avaliadas por um júri final.
 
A premiação é a realização de uma exposição para os 10 primeiros colocados nas categorias no centro histórico de Paraty, organizada pelo Paraty em Foco. E os três primeiros colocados das duas categorias, são convidados a participar do festival com todas as despesas pagas de alimentação e hospedagem. Além de apresentarem seus trabalhos na série de Encontros e Entrevistas, e terem direito a um workshop de sua escolha.
 
Para maiores informações acessem o regulamento da Convocatória Portfólio em Foco 2018.  
 
A premiação apesar de ser modesta é de extremo valor para dar visibilidade aos talentos emergentes.
 
O Paraty em Foco é um festival de fotografia, idealizado pelo fotógrafo italiano Giancarlo Mecarelli, que ocorre anualmente, desde 2005, na histórica e bela cidade de Paraty-RJ.
 
Um festival de fotografia que sempre reuni grandes nomes da fotografia, entre entrevistas, encontros, exposições e workshops.
 
Neste ano, o festival ocorre entre os dias 19 e 23 de setembro, tendo como tema, Utopia/Distopia. Discutindo o papel das imagens como mediadoras e potencialidades de transformação, dentro do lema “Um evento para todos os Olhares”.
 
“Ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando, os convidados do Paraty em Foco 2018 nos permitem discutir o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea.”
 
Teremos no festival a homenagem mais que merecida da fotógrafa inglesa e radicada no Brasil, Maureen Bisilliat. E conta com a ilustre presença do documentarista da biodiversidade, Araquém Alcântara.
 
Para maiores informações e programação do festival visite o site do Paraty em Foco.