Agenda Metropolitana

Região tem festivais de rock e de teatro neste fim de semana


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
O fim de semana está repleto de atrações para quem é fã de rock, aprecia teatro ou se interessa por exposições. São pelo menos três eventos com entrada gratuita nas agendas culturais de São Roque, Itapetininga e Salto. Outras opções de lazer neste sábado e domingo (dias 5 e 6) são a 18ª Festa do Kaki Fuyu e o 5° Encontro Estadual de Carros Antigos, em Piedade, o show da Esquadrilha da Fumaça, em Itapetininga, e a Festa de Aniversário de Araçariguama.
 
São Roque: Vizinhos Culturais
estreia Festival de Rock
 
Bandas de cinco municípios abrem neste sábado (5), em São Roque, a segunda atividade do programa Vizinhos Culturais. Reunindo, inicialmente, grupos de Mairinque, Alumínio, Votorantim e Sorocaba, além de artistas e agentes públicos são-roquenses, a proposta é promover o intercâmbio cultural entre todos os 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba.
 
O lançamento da maratona roqueira será na Praça Largo dos Mendes, das 15h às 21h. A agenda traz as bandas Nub (Alumínio), Volume Acústico (São Roque), Canideus (Votorantim), Salles 72 (Sorocaba), Pictórica (Mairinque) e Shout (São Roque). Nas próximas semanas, o palco do espetáculo será montado nas demais cidades do projeto, com outras bandas das cidades participantes.
 
São Roque também recebe neste domingo (6), às 9h, a ação que marcou a estreia do projeto Vizinhos Culturais, a exposição Memórias dos Loucos anos 20. A mostra, que ficará aberta ao público durante toda a semana na Biblioteca Municipal Arthur Riedel, proporciona uma visão regional da década 1920, considerada um período de grande efervescência cultural, destacando artistas como Chaplin, movimentos revolucionários com o peso do Dadaismo, Surrealismo e Art Deco, a Era do Jazz, a Semana da Arte Moderna, além da primeira transmissão de rádio e a quebra da bolsa de Nova York.
 
Para este semestre, a agenda do projeto ainda prevê o Sarau Cultural, que será apresentado um sábado em cada cidade.
 


Emcena Brasil promove dois dias de espetáculos gratuitos em Itapetininga - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Emcena Brasil promove dois dias de espetáculos gratuitos em Itapetininga - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Emcena Brasil leva
diversão a Itapetininga
 
O projeto Emcena Brasil desembarca em Itapetininga neste fim de semana, para uma verdadeira maratona gratuita de arte e cultura. Durante dois dias, mais de 30 artistas e técnicos exibirão suas habilidades promovendo oficinas, contação de histórias e espetáculos teatrais para adultos e crianças, além de apresentações circenses e sessões de cinema, entre outras atividades.
 
Resultado de parceria entre a Companhia Abaréteatro e a Associação Abaré Arte em Cena, o programa vem percorrendo o interior brasileiro desde 2008, para difundir as artes cênicas e visuais. As apresentações acontecem em um container adaptado, transformado em palco. Em Itapetininga, o teatro itinerante será montado no estacionamento do Auditório Municipal Alcides Rossi, no Jardim Marabá. Confira a programação completa:
 
• SÁBADO (5)
- 15h - Contação de histórias e oficina de dobraduras "A mala estampada";
- 17h - Teatro para crianças - "A menina e o sabiá";
- 19h - Cine curta Brasil;
- 20h - Circo de dois.
 
• Domingo (6)
- 14h - Palestra Emcena Brasil;
- 15h - Teatro de mamulengo "A Folia no Terreiro do seu Mané Pacarú" e oficina de desenho;
- 17h - Teatro para crianças "O reino bruxólico da bruxa Serafina Chinfrim";
- 19h - Banda Municipal Maestro Edil Lisboa;
 - 20h - Espetáculo adulto "A mandrágora".
 


Sala Palma de Ourou, em Salto, inicia oito dias de espetáculos gratuitos - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Sala Palma de Ourou, em Salto, inicia oito dias de espetáculos gratuitos - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Salto tem festival de teatro
e exposição de figurinos
 
A partir deste domingo (6) e até o dia 13 de maio, acontece em Salto, o 2º Festival de Teatro. O evento acontecerá na Sala Palma de Ouro, com apresentações gratuitas sempre a partir das 20h. O programa conta com oito grupos e companhias saltenses, totalizando 256 artistas e técnicos. Serão encenadas novas produções ou releituras de antigas montagens teatrais dos seus repertórios, entre dramas, infantis e musicais. Além dos espetáculos teatrais, o foyer do teatro receberá, a partir das 19h, saraus artísticos e a exposição Trama, Traje e Teatro: o figurino além do palco.
 
O Festival trabalha o resgate da produção cultural da cidade e, de acordo com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, o principal objetivo é a valorização da produção teatral do município, assim como a divulgação e incentivo a essa produção, como forma de expressão e a troca de experiências entre os grupos. Participam da mostra a Cia Teatral Apocalipse, Zéfiros Cia de Teatro, Cia Insira Aspas, Grupo Falta Espaço Farsa Dentro, Grupo Vashti, Cia. Stepout e STCA Produções.
 
A abertura, neste domingo (6), terá, no foyer, a apresentação da pianista e professora Sônia Vargas, acompanhada do Coro de Câmara. A seguir, o primeiro espetáculo da mostra teatral, a peça “Não sou esse!”, com o Grupo Falta Espaço Farsa Dentro. O drama proibido para menores de 16 anos. Com duração de 55 minutos e direção de Júnior Leme, retrata a história de um jovem homossexual lidando com lembranças dolorosas e uma mãe tentando superar decisões que tiveram um custo alto demais.
 
Confira a programação completa do 2° Festival de Teatro de Salto nas próximas postagens da Agenda Metropolitana.