Agenda Metropolitana

Festival de Salto prossegue até o dia 13 com apresentações diárias de teatro e música


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Oito grupos, envolvendo quase 300 artistas e técnicos para produzir 16 horas de espetáculos gratuitos. Essa é uma síntese do 2° Festival de Teatro de Salto, que começou neste domingo (6) e prossegue até o dia 13 de maio, com apresentações todas as noites, na Sala Palma de Ouro.
 
O evento promovido pela Prefeitura de Salto, com organização da Secretaria da Cultura, inclui produções recentes e releituras de antigas peças montadas neste ano por companhias da cidade. Os espetáculos incluem todos os estilos, incluindo dramas, narrativas infantis e musicais. Neste ano, a mostra apresenta trabalhos dos grupos Cia Teatral Apocalipse, Zéfiros Cia de Teatro, Cia Insira Aspas, Grupo Falta Espaço Farsa Dentro, Grupo Vashti, Cia. Stepout e STCA Produções.
 


Todas as noites do Festival, uma hora antes do espetáculo teatral, o foyer da Sala Palma de Ouro recebe apresentações musicais - DIVULGAÇÃO: AIPMS Todas as noites do Festival, uma hora antes do espetáculo teatral, o foyer da Sala Palma de Ouro recebe apresentações musicais - DIVULGAÇÃO: AIPMS

 
Além dos espetáculos teatrais, o público poderá apreciar as atrações de dois eventos que acontecerão paralelamente, no mesmo local. A partir das 19h, uma hora antes das cortinas do palco serem abertas aos atores, haverá saraus com músicos e artistas de outras linguagens no foyer da Sala Palma de Ouro. Durante todo o período do Festival, também será realizada a exposição “Trama, Traje e Teatro: o figurino além do palco”. Como o próprio nome sugere, a mostra reúne figurinos e acessórios de importantes montagens teatrais saltenses, ao longo de várias décadas.
 
O Festival trabalha o resgate da produção cultural da cidade e, de acordo com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, o principal objetivo é a valorização da produção teatral do município, assim como a divulgação e incentivo a essa produção, como forma de expressão e a troca de experiências entre os grupos.
 
“Em 2017 o festival superou nossas expectativas e a população se mostrou muito receptiva, lotando o teatro em todas as noites. Neste ano, aumentamos o número de espetáculos e estamos preparando uma bela cerimônia de encerramento. Lembrando que a entrada é franca em todas as noites”, disse. A premiação acontecerá no dia 13 de maio, às 20h, na Sala Palma de Ouro.
 
A abertura aconteceu neste domingo (6), às 19, com apresentação do Coro de Câmara acompanhando da pianista e professora de música Sônia Vargas. Em seguida, o grupo Falta Espaço Farça encenou “Eu não sou esse!”, dirigida por Júnior Leme, primeira peça da mostra teatral. Confira a programação dos próximos dias:
 


"Romeu e Julieta - Amar e Mudar O Mundo", da Cia Teatral Apocalipse, é o cartaz desta segunda-feira (7), no Festival de Teatro de Salto - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
• Dia 7 (segunda-feira)
 
 - 19h - Apresentação musical no foyer – Conjunto de Teclados.
 
- 20h - Espetáculo “Romeu e Julieta – Amar e Mudar O Mundo” – Cia Teatral Apocalipse.
Drama com classificação etária para 16 anos, tem duração de 110 minutos. Baseado na obra original de Willian Shakespeare e no Musical Romeo e Giulletta (Itália), a Cia, com um numeroso elenco e direção geral de Alexandre Ximarelli, direção musical de Ronaldo Cardoso e direção coreográfica de Letícia Sampaio, apresenta a sua versão desta linda e trágica história de amor através de uma peça musicada. Romeu, filho da família Montecchio, se apaixona por Julieta, filha dos Capuleto. Apesar da inimizade das famílias que disputam influência e poder, os adolescentes acabam se apaixonando, para infortúnio de ambos.
 
• Dia 8 (terça-feira)
 
- 19h - Apresentação musical no foyer – Duo Piano e Trompete – André e Eduardo.
 
- 20h - Espetáculo “Santa Joana D’Arc Do Sertão” – Cia Experimental Insira Aspas do Espaço Cultural Barros Jr.
Drama, com classificação etária para 12 anos e duração de 45 minutos. Joana D’arc chega sem explicações num sertão decrépito e se depara com uma realidade totalmente diferente, que conta com personagens representativos a algumas situações problemáticas que acompanham o mundo há bastante tempo, como corrupção e violência. Em meio ao caos, personagens vindos da canção “Faroeste Caboclo” surgem de forma adaptada para completar o desenrolar do drama, que se inspira em algumas canções da MPB e também em obras de Di Cavalcanti e Portinari, com direção de Carolina Padreca.
 
• Dia 9 (quarta-feira)
 
- 19h - Apresentação musical no foyer – Grupo Chorata.
 
- 20h - Espetáculo “O Caso” – Grupo VASHTI.
Gênero pós-dramático, com classificação etária 12 anos e duração de 60 minutos. Adaptação do poema “Caso do Vestido”, de Carlos Drummond de Andrade, e da tragédia grega “Medéia”, de Eurípides. “O Caso” é um drama de paixões e desdobramentos de reações, em que mulheres singulares vivem situações viscerais relacionadas à paixão, à febre ardente que tanto ama e tanto mata. Em cena, um misto de sentimentos – ódio, resignação ou desespero – gerando um término para uma determinada ação e um começo sem projeção para o novo que virá. A direção é de Djéssica Alves.
 
• Dia 10 (quinta-feira)
 
- 19h - Apresentação artística no foyer – Grupo Gaó.
 
- 20h - Espetáculo “Drácula” – Donus Cia Teatral.
Drama indicado para público a partir dos 16 anos, com duração de 90 minutos. A peça, com direção de Caio Ferreira, conta a história do líder romeno Vlad Tepes, que ao perder a sua amada Elisabeta e renegar a Deus, é condenado à sede eterna de sangue e se torna um vampiro. Quatro séculos depois ele descobre a reencarnação de Elisabeta, em Londres, agora conhecida como Mina, e parte para reencontrar sua amada. Enquanto isso, Jonathan Harker, noivo de Mina, partirá em uma aventura que testará seus limites para derrotar o temível Drácula.
 
• Dia 11 (sexta-feira)
 
- 19h - Apresentação musical no foyer – Gilmar de Campos.
 
- 20h - Espetáculo “Chibata” – Cia Stepout.
O espetáculo do gênero teatro físico/drama musical, é indicada para maiores 12 anos e tem duração de 50 minutos. Espetáculo adaptado da obra literária atemporal de Castro Alves “Navio Negreiro”, escrita em 1868. Durante a montagem a Cia levou em consideração tudo o que nos escraviza e a dor da chibata e dos grilhões que nos aprisionam, fazendo uma ponte direta ao contexto histórico em que o País viveu no século XIX e vive no século XXI. Semelhanças políticas, sociais e econômicas, condições precárias de sobrevivência, escravizados todos os dias, trabalho de sol a sol, sem descanso ou privilégios. O povo submetido ao sofrimento, fome, doenças, chicotadas da vida e horrores. Direção de Junior Dutra.
 
• Dia 12 (sábado)
 
- 13h30 - Apresentação artística no foyer – Grupo Afro.
 
- 14h - Espetáculo “Emília” – STCA Produções.
Esta obra do gênero poético-literário é livre para todos os públicos e tem duração de 55 minutos. Com direção e adaptação literária de Marcelo Sanntto, o espetáculo é livremente inspirado em “Memórias de Emília”, de Monteiro Lobato. Emília estava jururu, então resolve escrever suas recordações sobre o anjo. Ela chama Visconde de Sabugosa para ajudá-la. A boneca dita, enquanto o Sabugo escreve o seu drama. E como pano de fundo, Monteiro Lobato, escreve a trama em sua máquina de escrever.
 
- 19h - Apresentação artística no foyer – Marlos Mateus Violão.
 
- 20h - Espetáculo “Há Vagas para Moças de Fino Trato” – Zéfiros Cia de Teatro. 
Drama/horror psicológico,com  classificação etária  a partir de 14 anos e duração 65 minutos. Obra de Alcione Araújo. Três mulheres dividem um pequeno apartamento no centro de uma grande cidade. Com personalidades distintas, estão à mercê do convívio e da difícil compreensão humana. Inebriadas por seus medos, desejos e pela iminente perspectiva de um futuro incerto, lutam entre si para sobreviver em um mundo não projetado a elas.
 
• Dia 13 (domingo)
 
- 19h - Apresentação musical no foyer – Orquestra de Metais do Conservatório.
 
- 20h - Cerimônia de Encerramento e Premiação.
 
SERVIÇO – Todos os eventos do 2° Festival de Teatro de Salto têm entrada gratuita. A Sala Palma de Ouro integra o Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte e está localizada na Rua Prudente de Moraes, 580, no centro de Salto. Mais informações pelo telefone (11) 4602-8693.
 
O Município de Salto se localiza no nordeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 60 quilômetros de Sorocaba, a 80 quilômetros de Ibiúna e a 110 quilômetros de Itapetininga.
 
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Salto.