Blog do Simões

Sorocaba presente na Virada Cultural de São Paulo


Sorocaba na Virada Cultural de São Paulo


As artes da cena e os artistas sorocabanos e região se espraiam por outras paragens.
No proximo final de semana (19 e 20 de maio) acontece na capital a Virada Cultural 2018 - Todas as Vozes. Nesta edição temos Andréia Nhur, Janice Vieira e Roberto Gill Camargo com o espetáculo " Peças fáceis", o pessoal do Circo-Guaraciaba com o espetáculo " Avental todo sujo de ovo" e o Coletivo Cê - Eliane Ribeiro, Giuliana Bona, Hércules Soares e Júlio Mello -  com  o espetáculo "1989".

A Virada Cultural é um evento anual, com 24 horas de atividades artistico-cultural, que ocorrem espalhadas pela cidade de São Paulo. O evento acontece desde 2005 e foi inspirada na "nuit blanche" (Noites brancas) realizada na cidade Paris desde 2002 (neste ano o evento acontecerá nos dia 6 e 7 de outubro). O objetivo principal da proposta é ter as artes como o vetor de ocupação da cidade, socialização e difusão de linguagens artisticas. No inicio a Virada Cultural acontecia, especificamente, no centro da cidade. Porém com o passar dos anos ela cresceu e se espalhou por outros bairros e regiões da capital. 

Neste Virada Cultural deste ano as atividades acontecerão no Centro de São Paulo e em pontos estratégicos nas quatro regiões da cidade: Itaquerão, Praça do Campo Limpo, Parque da Juventude, Centro Esportivo Tietê e Chácara do Jockey, além dos espaços culturais da Secretaria da Cultura.

Sorocaba presente!


O melodrama " Avental todo sujo de ovo" de Marcos Barbosa (professor e pesquisador da UFBA), levado à cena pelo tradicional Circo Guaraciaba, coloca no palco  do teatro Joao Caetano a temática LGBT. Nela a personagem Moacir, filho do casal Alzira e Antero, saiu de casa em busca do sonho de ser artista. Tristes com a partida  Alzira (Mãe) busca conforto na igreja e Antero (Pai) no jogo e na bebida. Dezenove anos depois o filho volta como a transexual Indiene. Assim segue o vigoroso circo-teatro Guaraciaba que se atualiza e ganha força ( mesmo com os seus 72 anos de estrada) a partir da encenação de  propostas de novos melodramas.

Já o espetáculo "Peças Faceis" marca 10 anos de parceria das bailarinas Janice Vieira e Andréia Nhur, mãe e filha, nos palcos. Teatro contemporãneo na veia. Em cena, ambas recriam peças musicais em uma ciranda de memórias familiares e culturais para se ouvir-dançar, a partir do estudo sonorocoreográfico feito de algumas peças fáceis do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1865-1750), organizadas por Anna Magdalena Bach (1701-1760). Em cartaz na Virada Cultural no SESC - CARMO.
 
Por fim, "1989"  é a montagem do Coletivo CÊ que estará no Teatro Cacilda Becker. Nela as personagens constroem,  a partir do cotidiano de uma típica família interiorana no ano de 1989 em frente à TV,  através da programação real da época e com recortes propositais, um mergulho lúdico no tempo para refletir os dias atuais.

Toda a programação da Virada Cultural 2018 pode ser encontrada no site http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/

São três bons espetáculos que levam o nome de Sorocaba e região até onde a vista alcança.

Uma boa opção para os sorocabanos que estão/ ou estarão em São Paulo no próximo final de semana.


Serviço

PEÇAS FACEIS
Com Janice Vieira e Andréia Nhur (mãe e filha)
Dia 19 as 20h
Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147,São Paulo
Gratuito

AVENTAL TODO SUJO DE OVO
Com circo-teatro Guaraciaba(Guaraciaba Malhone, Edimeia Rocha, Hudi Rocha e Lindsay Lohanne)
Dia Dia 19 as 20h
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa - n° 650 - Vila Clementino
Gratuito
 
1989
Coletivo CÊ
Com Eliane Ribeiro, Giuliana Bona, Hércules Soares e Júlio Mello
Dia 19 as 20h
Teatro Teatro Cacilda Becker
Rua Tito -295 - Lapa
Gratuito