Agenda Metropolitana

Roteiro do Vinho de São Roque oferece passeios, degustação e descontos


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]


A “Terra do Vinho”, São Roque está oferecendo um programa que combina como uma luva com as temperaturas baixas registradas ultimamente. É o festival anual de vinhos, uma quinzena inteira de eventos promovidos por 30 entidades e empresas locais ligadas à vitivinicultura e ao turismo. A agenda prossegue até 3 de junho – data em que se comemora o Dia do Vinho –, com visitas a parreirais, degustações em vinícolas, alta gastronomia e comercialização de vinhos com preços promocionais. O cenário rural e o ar puro são outras atrações do passeio.


Município conhecido como Município conhecido como "Terra do Vinho" mantém tradição herdada de espanhóis e portugueses - DIVULGAÇÃO: FACEBOOK

Fiel à tradição herdada dos imigrantes italianos e portugueses, que instalaram as primeiras adegas no município a partir do século XIX, São Roque se tornou referência no Estado de São Paulo no cultivo de uvas e na produção de vinhos. As características da bebida, que em algumas vinícolas ainda é produzida da maneira clássica, atraem cada vez mais turistas do Brasil inteiro. Do reconhecimento nacional surgiram diversas iniciativas relacionadas, como a criação do Roteiro do Vinho e a abertura de restaurantes especializados em enogastronomia.
De acordo com Fernando Leite, presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), a principal finalidade da festa é consagrar o Dia do Vinho no calendário nacional, já que o produto ganhou força no mercado e nas mesas dos brasileiros nos últimos anos. “Sem dúvida, as ações ajudam não só na divulgação da nossa região como referência em vinhos, mas também no consumo entre os turistas. Preparamos descontos expressivos de até 50% em produtos e atividades diversas, fora os itens casados, do tipo compre dois leve quatro. Uma boa oportunidade para quem quer passear e ainda encher os estoques para o inverno que se aproxima”, ressalta.


Restaurantes com cardápios especiais e vistas de tirar o fôlego fazem parte do roteiro - DIVULGAÇÃO: FACEBOOK Restaurantes com cardápios especiais e vistas de tirar o fôlego fazem parte do roteiro - DIVULGAÇÃO: FACEBOOK

Túlio Patto, presidente do Roteiro do Vinho, reforça o convite aos moradores da Região Metropolitana de Sorocaba, ressaltando a maciça adesão das adegas sãoroquenses, além da facilidade de acesso e das pequenas distâncias entre os municípios. São parceiros do Sindusvinho e da Associação de Estabelecimentos na Estrada do Vinho (Roteiro do Vinho) na iniciativa, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria - Região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul. Eventos semelhantes estão ocorrendo no Vale do São Francisco (entre os estados de Pernambuco e Bahia) e na Serra Gaúcha.
Confira quem do roteiro do Dia do Vinho de São Roque: Alcachofra Bonsucesso; Adega Terra do Vinho; Giullians Licores e Cachaças; Itacolomy; Pousada Recanto do Vaqueiro; Vinhos XV de Novembro; Vinícola Palmeiras; Restaurante Pica Fumo; Fazendinha e Restaurante Santa Adélia; Destilaria Stoliskoff; Casa da Árvore; Quinta do Nino; Vila Don Patto; Restaurante Português Don Patto; Restaurante La Pasta; Armazém Biointegral; Vinhos Frank e Restaurante; Cantina Tia Lina; Vinhos Bella Aurora; Vinícola Góes; Vinhos Bella Quinta; Pousada Villa Artemis; Boteco do Batata; Vale do Vinho; Sítio da Terra e Arte; Ferreira e Passero; Restaurante Rancho Arizona.
Mais informações sobre o Dia do Vinho podem ser obtidas no site do evento (www.diadovinho.com.br).


Grupo de pagode Pixote é um dos destaques do show desta sexta-feira (25) no São Roque Clube - DIVULGAÇÃO: FACEBOOK Grupo de pagode Pixote é um dos destaques do show desta sexta-feira (25) no São Roque Clube - DIVULGAÇÃO: FACEBOOK

Música para todos os gostos


 Quem visitar o roteiro do Dia do Vinho nesta sexta-feira (25) pode encerrar o passeio assistindo o espetáculo de música que acontece no São Roque Clube a partir das 23h. A programação inclui apresentações dos grupos Pixote e Papo de Esquina, da dupla Antunes e Rafael, das cantoras Rafaela Reis, Thays Santos, de Mc Luís da VG e do DJ Bony Lima.
Os ingressos custam a partir de R$ 30,00. O São Roque Clube está localizado na Avenida Antônio Dias Bastos, 368, no Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4712-2046.
SERVIÇO - O Município de São Roque está localizado no extremo oeste da Região Metropolitana de Sorocaba. Fica a 40 quilômetros de Sorocaba, 50 quilômetros de Piedade e 75 quilômetros de Boituva.