Agenda Metropolitana

Teatro, cinema e concerto são opções de lazer neste sábado, em Salto e Tatuí


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Apesar do desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros, alguns municípios da Região Metropolitana de Sorocaba mantiveram suas agendas culturais previstas para este fim de semana. É o caso de Salto e Tatuí, onde o público pode escolher entre espetáculos teatrais, sessões gratuitas de cinema e concerto sinfônico. Confira algumas opções de lazer disponíveis nas duas cidades neste sábado (2).
 
Salto
 
Espetáculo com Eduardo Sterblitch
está em cartaz na Sala Palma de Ouro
 
A Sala Palma de Ouro, no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, apresenta neste sábado (2), às 21h, o espetáculo “O Rei do Mundo – Uma comédia sobrenatural”. No elenco, Eduardo Sterblitch, Louise D`Tuani, Diego Becker, Claudinei Brandão e Thiago Brianti. 
 


Em Salto, a Sala Palma de Ouro apresenta Em Salto, a Sala Palma de Ouro apresenta "O Rei do Mundo - Uma comédia sobrenatural" neste sábado, às 21h - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
A peça se baseia na obra “Peer Gynt”, um clássico do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, montado pela primeira vez em 1867. O roteiro original acompanha as aventuras de um jovem que sai de sua aldeia para ganhar o mundo. Na adaptação para o universo brasileiro, Roberto Alvim, que assina o texto e a direção, conta a história de Pedro Peregrino (Eduardo Sterblitch), um mentiroso, irresponsável, egoísta e sem escrúpulos, cujo objetivo é se tornar rico e poderoso, mesmo tendo que passar por cima de tudo e todos.
 
A narrativa acompanha o personagem da infância à velhice, passando por diversas paisagens e encontros com personagens mágicos. A trajetória leva o candidato a rei do mundo a descobrir seu estranho destino e revela uma visão egoísta do mundo que, por consequência, resulta em solidão.
 
Com tons de acidez e dramaticidade, a montagem faz um retrato do Brasil contemporâneo. A ideia é que a plateia se veja, se identifique e encontre novas maneiras de viver e de encarar o lado obscuro do país com toda a corrupção e violência.
 
SERVIÇO – A peça “O Rei do Mundo – Uma comédia sobrenatural” é proibida para menores de 14 anos. Os ingressos – a R$ 80,00 e R$ 40,00 (meia-entrada) – podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. A Sala Palma de Ouro está localizada na Rua Prudente de Moraes, 580, no centro de Salto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4602-8693 ou no site www.teatrogt.com.br.
 
Tatuí
 
 CEU das Artes recebe montagem
gratuita de companhia paulistana
 
Em Tatuí, o teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires, o CEU das Artes, recebe neste sábado (2), às 18h, o experimento cênico de Teatro Documentário “Eu em Ti - Retratos”, da Cia. Gufa de Teatro, de São Paulo. A entrada é gratuita.
 


"Eu em Ti - Retratos" será apresentado gratuitamente no CEU das Artes de Tatuí neste sábado (2), às 18h - DIVULGAÇÃO: AIPMS

 
O espetáculo é um desdobramento da encenação “Eu em Mim – Um Documentário Cênico”, autobiográfico do diretor Fábio Eisner. O novo experimento cênico nasceu do anseio e da necessidade de o autor se colocar no lugar e na angustia do outro. Assim, o roteiro caminha pelo hibrido, unindo documentário e teatro estético de forma animada, sob a manipulação de bonecos.
 
O viés norteador das histórias está nos relatos e memórias de pessoas inviabilizadas socialmente, especialmente o grupo LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer). O elenco é composto pela dupla de artistas que fundou a Cia Gufa em 2013, Fábio Eisner e Gustavo Assumpção, e pelos atores Cíntia Fer, David Amancio e Iara Marcek .
 
SERVIÇO - “Eu em Ti - Retratos” tem classificação indicativa de 14 anos e 50 minutos de duração.  A entrada é gratuita. O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, 475, Vila Santa Helena. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5340.
 
“O Vendedor de Sonhos” é o filme
do mês no Museu Paulo Setúbal
 
O Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, exibirá gratuitamente em todos os sábados e domingos de junho, a partir das 14h, o filme “O Vendedor de Sonhos”. O projeto, denominado Cinema Ponto MIS, é desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).
 


"O Vendedor de Sonhos" é o filme do mês no Teatro Paulo Setúbal, em Tatuí - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
O drama nacional foi produzido em 2016, com direção de Jaime Monjardim. Proibido para menores de 12 anos de idade, o filme é uma adaptação do best-seller homônimo do psicoterapeuta e escritor Augusto Cury. A história é sobre Júlio César, um psicólogo decepcionado com a vida em geral, que tenta o suicídio, mas é impedido por um mendigo, o "Mestre". Uma amizade peculiar surge entre os dois e, logo, a dupla passa a tentar salvar pessoas ao apresentar um novo caminho para se viver.
 
O Cinema Ponto MIS fomenta a circulação e a difusão audiovisual com o intuito de promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, gerando pontos de difusão audiovisual pelo Estado de São Paulo. A parceria para a temporada de 2018 foi firmada em março com a finalidade de promover uma opção cultural.
 
SERVIÇO - Cinema Ponto MIS é exibido aos sábados e domingos, a partir das 14h, no auditório do Museu Paulo Setúbal. A entrada é gratuita. O museu está situado na Praça Manoel Guedes, 98, no centro de Tatuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail [email protected] .
 
“Música na Praça” de junho começa com 
o Grupo de Percussão do Conservatório
 
A primeira apresentação do mês de junho do Projeto “Música na Praça”, de Tatuí, será neste sábado (2), às 11h, na Praça da Matriz, com o espetáculo do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí.  A ação cultural é resultado de parceria entre da Prefeitura Municipal e o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, com o apoio cultural da Coop.
 


Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí abre o projeto Música na Praça de junho, em Tatuí - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí abre o projeto Música na Praça de junho, em Tatuí - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Criado em 1975, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo do gênero no país. O objetivo é oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no Brasil. A coordenação é do instrumentista e professor Luís Marcos Caldana.
 
Desabastecimento adia dois 
eventos em São Roque e Salto
 
Pelo menos dois eventos previstos para este fim de semana foram adiados, por conta da crise no abastecimento provocada pelo movimento dos motoristas de caminhão. Em São Roque, a Sociedade Ítalo-Brasileira suspendeu a realização da 17ª Festa Italiana, que estava prevista para acontecer nos dias 2 e 3 de junho. A diretoria da entidade lamentou o problema e prometeu anuncia em breve a nova data da tradicional festividade.
 
Em Salto, a companhia paulistana Mascates Produções Artísticas retirou de cartaz a peça “Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa”, que deveria ser apresentada neste domingo (3), às 19h, na Sala Palma de Ouro. A produtora informa que os ingressos adquiridos poderão ser trocados para nova apresentação a ser agendada. O público pode optar pela restituição do valor pago. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 96442 8873.