Nas lentes do conhecimento

Exposição - Maratona do Rio Sorocaba


A partir desta segunda-feira, 05/06/2018, Sorocaba vai receber mais uma bela exposição fotográfica, “Maratona do Rio Sorocaba”. Uma parceira do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e a Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba – Secultur. 
 
A exposição vai retratar em diversos ângulos e perspectivas o Rio Sorocaba, demonstrando sua beleza, sua natureza e importância sociocultural. 
 
O nome Sorocaba, nunca foi tão significativo quanto agora na situação de nosso rio. Sorocaba, que significa em tupi (nossa língua materna) Terra Rasgada, em alusão a passagens do tropeiro na região, com eles recebeu o desenvolvimento ocidental e suas consequências catastróficas para com o meio ambiente. É triste olhar para esta bela natureza que tanto destruímos e que pouco fazemos por ela. Uma cicatriz no coração de nossa amada cidade que ainda espera por um curandeiro para lhe socorrer.   
 
Nas palavras do grande nome da fotografia sorocabana e principal nome do Grupo Imagem: “A Maratona Fotográfica aconteceu para marcar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, comemorados em 22 de março, com a coordenação do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba. Um evento que foi aberto a todos os fotógrafos interessados. Tem como objetivo valorizar e mostrar a importância do Rio Sorocaba para a cidade e seus habitantes, bem como ampliar o acervo iconográfico da paisagem de Sorocaba e revelar novos talentos na área de fotografia.”  
 
A exposição é o resultado da maratona fotográfica que ocorreu em março deste ano, na comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba. Participaram deste dia tanto fotógrafos amadores quanto profissionais, que percorreram o rio Sorocaba e registraram o seu olhar para este recurso da natureza tão valioso, não só importante a nossa cidade quanto para todo planeta. Devemos lembrar que a natureza, como a nossa imaginação, não reconhece fronteiras. 
 
A exposição contará com 50 fotos coloridas e de autoria de 20 fotógrafos amadores e profissionais, são eles: 
Ana Paula Santos; Darlene Aparecida Mondini; Dayane de Oliveira Endo; Edeson Souza; Edvania Moreira; Hamilton Ferreira; Haroldo Santana; Hilda Martins; Jeniffer Caroline Bueno; João Pedro Corrêa; Rodrigues da Silva; José Maria Lucena Antonio; Marcio Antonio Moraes; Marilda Aparecida Corrêa; Marisa Cristine Gonçalves Abeid; Meire Aparecida Camargo Garcia; Reginaldo Bueno de Almeida; Sérgio Schreiner Ribeiro; Simone Sabbadin; Susana Rocha e; Vanessa Correia.
 
Esperamos profundamente que a afirmação do Secretário da Cultura e Turismo de Sorocaba, Werinton Kermes, se torne uma realidade: “O nosso objetivo foi de valorizar e mostrar a importância do rio Sorocaba para a cidade e seus habitantes.”
 
A exposição vai ser sediada na casa 52, e poderá ser conferida a partir de segunda-feira, 05 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, até o dia 20 de junho. 
 
A Casa 52 está localizada na av. Afonso Vergueiro, s/nº, no Jardim Maylasky ou Chalé Francês (em frente à Estação Ferroviária). 
 
Mais informações pelos telefones (15) 3211-0143 ou (15) 3211-0578.
 


Exposição - Maratona do Rio Sorocaba - Divulgação Exposição - Maratona do Rio Sorocaba - Divulgação