1 gole, 1 garfada, 1 viagem

Direto da Serra Gaúcha: Concurso Internacional Brazil Wine Challenge 2018 dá volta ao mundo de vinho em vinho


POR MARCO MERGUIZZO (*)

(*) Siga também no Instagram o conteúdo exclusivo do @blog1gole1garfada1viagem

Vai começar dentro de alguns minutos, exatamente às 9h desta terça-feira, 5/6, a mais representativa edição da história do Brazil Wine Challenge – Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. O evento, que se estenderá até sexta, 8, quando serão anunciados os principais destaques nas categorias medalhas de Bronze, Prata e Ouro e Gran Ouro, acontece no centro de convenções do SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola – hotel oficial do evento - , situado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no coração da Serra Gaúcha.
 
Serão avaliadas 611 amostras de 18 países da América, África, Ásia, Europa e Oceania. A importante tarefa de classificar os rótulos está nas mãos de 50 especialistas de sete países, dentre os quais este blogueiro, que por sua vez seguirão normas internacionais da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho). O 9º BWC é uma realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE). 

A volta ao mundo pelos vinhos inclui a participação de enólogos, sommeliers e jornalistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Itália, Portugal e Uruguai, divididos em seis júris, que terão a missão de avaliar espumantes, brancos e tintos produzidos na África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai.

O concurso chega à sua 9ª edição com o maior número de países de sua história. Único no Brasil com a chancela da OIV, maior e mais importante instituição do vinho do mundo, e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o BWC desponta como um dos mais respeitados concursos internacionais de vinhos das Américas. Diante desse reconhecimento, a OIV estará representada pela sua vice-presidente, Cláudia Quini, uma das principais personalidades do mundo do vinho da atualidade. O presidente da Associação dos Enólogos do Chile, Eugenio Lira, estará representando a UIOE.

O BWC 2018 contará com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo. À tarde, degustadores internacionais e jornalistas visitarão vinícolas e provarão da gastronomia regional numa programação paralela ao evento.

A ORIGEM DOS 611 RÓTULOS AVALIADOS NO BWC 2018


 - Arquivo - Arquivo

África – África do Sul

América
– Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai

Ásia – China

Europa – Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal

Oceania – Austrália e Nova Zelândia

Acompanhe por aqui, ao longo desta semana, os principais destaques da 9a. edição do Brazil Wine Challenge 2018. Fique ligado.


(*) Marco Merguizzo é jornalista profissional especializado em gastronomia, vinhos, turismo e estilo de vida. Confira outras novidades no Instagram (@blog 1gole1garfada1viagem) ou clique aqui e vá direto para a página do blog no Facebook.