Toque de Primeira

Atleta sorocabano encara prova desafio Ironman Brasil 2018


Por Lauro Campos
 
O atleta sorocabano Bianco Dias, da equipe Miguel Sanches, fechou em 10h20min17 as três etapas da prova do Ironman Brasil 2018, maior evento de triathlon da América Latina, realizada na internacional Jurerê em Florianópolis, Santa Catarina, no último domingo de maio.
 
Dias encarou 3,8 km de natação em mar aberto, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida que lhe valeu a 47ª posição, 261ª no geral na sua categoria o que significou respeitável performance para quem esta chegando próximo dos 40 anos de idade. 
 
Em comparação com atletas de alto rendimento, o sorocabano ficou à 2h12min11 do primeiro lugar conquistado pelo sueco Jesper Svensson com o tempo de 8h08min06 e à 1h3min8 do seu treinador e triatleta Miguel Sanches que conquistou a oitava colocação, classificação que lhe valeu pontos no ranking para o Mundial de Kona, no Havai.
 
Em suas declarações à reportagem, Dias afirma que o  lugar é inspirador as pessoas respiram  Ironman. A concentração de atletas e o número de pessoas que vão assistir é algo fantástico.
 
“ A primeira etapa é a prova de natação em mar aberto,  causa uma certa insegurança, coração dispara, cheguei a me perguntar " o que eu estou fazendo aqui ". Mas, bastaram alguns segundos para me ligar à prova e avançar mar adentro com grande número de concorrentes ”, confirma.
 

O pedal  foi o mais difícil, diz   “ Muito vento, fiz duas voltas de 90 km em 5hs23min.” Das 3 modalidades correr sempre foi seu forte . “  Completei  22 km e mais 2 voltas de 10 km em 3h33min ", e emenda, "os últimos metros são os mais emocionantes, a gente vai finalizando a prova e ao mesmo tempo vai aumentando a ansiedade para abraçar a família que te espera , a gente chora , é indescritível “, finaliza.
 
Distâncias percorridas


Apenas para mensurar as distâncias percorridas nas provas,  tomamos por base  Sorocaba e cidades da região Metropolitana - RMS.

Natação 3,8 km;  Praça Lions à Votorantim em linha reta tendo como ponto de referência o espaço onde se realiza a tradicional Festa Junina.
 
Ciclismo 180 km; equivale a uma distância à Itapetininga, ida e volta e um giro pela vizinha Pilar do Sul, distante 47 km de Sorocaba. Já a corrida de 42,2, km separam Sorocaba a Salto, SP.
 
Como começou e o que o levou a encarar o desafio 

  
" Sempre gostei de esporte e pratico o Triatlon a cinco anos e, nesse período já participei de provas em percursos menores em Santos. Chequei a fazer duas meias Iron, que chamamos de 70.3, que são metade da etapa, em Palmas e em Florianópolis ".
 
" O convite do meu treinador ocorreu em dezembro passado. De cara topei. Treinei cinco meses de segunda a sexta-feira em dois períodos, sendo que aos sábados e domingos os tempos eram  mais longos, de três a quatro horas. Assim fui entrando em forma, física e técnica com alimentação balanceada auxiliado por nutricionista e secções de massagens para superar as lesões comuns na preparação", comentou.
 
Aos 39 anos, o empresário da construção civil já pensa seriamente em repetir o feito em breve, com objetivo definido; baixar seu tempo a cada etapa e quem sabe fazer parte do principal pelotão de elite na 19ª Ironman Brasil em 2020.
 
Segundo a organização a prova contou com a participação de 1.200 atletas de 21 países, sendo 191 mulheres e o restante homens. O país com o maior número de atletas, como não poderia deixar de ser é o Brasil, com 1127, seguido por Argentina com 29, Colômbia com 8, Chile com 6 e Equador e Paraguai com 5 cada.

 
As demais nações representadas foram Republica Dominicana 1, Bélgica 1, Bielorrússia 2, Suíça 1, Costa Rica 1, Espanha 2, França 1, Coréia do Sul 1, México 1, Filipinas 2, Portugal 1, Estados Unidos 2, Venezuela 2, África do Sul , 1 e Zâmbia 1.
 
Florianópolis foi a primeira cidade da América do Sul a sediar uma prova do Ironman há dezoito  anos, desde então ela se tornou um santuário para  esportes, especialmente triatlo.
 
O evento organizado pela Unlimited Sports com mais de 260 provas são distribuídas em cinco continentes, sendo cinco deles no Brasil sob a chancela da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance – ABEE.