Nas pistas

Novo autódromo no Rio de Janeiro

Por: Guto Mauad (Sorocaba/SP) 

 Será que desta vez vai???


 Após 14 anos de imbróglio sobre a construção de um novo autódromo no Rio de Janeiro, um grupo de empresas entregou nesta segunda-feira(04) um projeto para construção de um circuito em Deodoro, Zona Oeste da cidade. A notícia foi publicada pelo Globoesporte.com 

 

De acordo com a publicação, o projeto estima um orçamento de R$850 milhões sem uso de verba pública.

 

A pista será nível 1 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e poderá receber provas da Fórmula 1 e MotoGP.

 

Estão envolvidas neste projeto empresas de consultoria, gestão esportiva e o arquiteto alemão Herman Tilke, responsável pelo projeto de autódromos como Sochi (Rússia), Yas Marina (Abu Dhabi), Xangai (China) e Austin (Texas).

 

A ideia é que o projeto possa ser iniciado em 2019 e que seja finalizado até o fim de 2020. Isso depende da publicação de um edital por parte da Prefeitura carioca, para que se abra concorrência para a costrução do autódromo.

 

A demolição do Autódromo 

 

O autódromo Nelson Piquet foi mutilado em 2004 (restou somente a parte sul do traçado) para a construção de um parque aquático (Maria Lenk) para os jogos Pan-Americanos de 2007.

  

Demolição do Autódromo Nelson Piquet em 2012 - Divulgação Demolição do Autódromo Nelson Piquet em 2012 - Divulgação

Em 2012 a ala sul, única parte restante  da pista, foi destruída para a construção do Parque Olímpico dos Jogos de 2016 e junto veio a promessa de que uma nova pista seria construída em Deodoro, em um terreno doado pelo Exército.


Acontece que o terreno estava infestado de artefatos bélicos não detonados que poderiam causar explosões, impedindo a construção da nova pista.

 

De acordo com a publicação do Globoesporte.com, a área foi limpa e está pronta para o uso civíl.

 

Espero que desta vez prevaleça o bem do esporte, o Autódromo de Jacarepaguá foi vítima de políticos corruputos que ganharam muito dinheiro ao terem terrenos próximos ao Autódromo que valorizaram com a construção do Parque Olímpico.

 

Ainda acho difícil alguém gastar 850 mangos nesta obra, mas vamos esperar as cenas dos próximos capítulos!