BLOG DO SÃO BENTO

O fantasma dos minutos finais


O fantasma dos empates sofridos nos minutos finais tem assombrado o São Bento na temporada 2018. Em 24 jogos disputados neste ano, contando o Paulistão, o Troféu do Interior e a Série B do Campeonato Brasileiro, o Azulão empatou 13 vezes. E, destas, o time sofreu o "golpe" no último quarto de tempo dos duelos em seis oportunidades (sendo cinco deles dos 40 minutos em diante), conforme levantamento feito pelo Cruzeiro do Sul.

Dois desses empates -- contra Paysandu e Boa Esporte -- foram ainda mais doloridos, por conta da marcação de pênaltis que não teriam existido na opinião da diretoria e comissão técnica do clube.

A sina começou na quinta rodada do Campeonato Paulista, no Estádio Walter Ribeiro (CIC). O São Bento vencia o Santo André por 2 a 1 até os 48min, até que o atacante Hugo Cabral finalizou para o gol após escorada de Lincom, deixando tudo igual. Logo na rodada seguinte, o pesadelo deu as caras outra vez no CIC: novamente um 2 a 1 era sustentado pelo Azulão diante do Linense, quando o zagueiro Matheus Lopes, aos 47min, desviou para o gol após cobrança de escanteio e empatou.

Com o fim do estadual, a situação se repetiu na segunda rodada do Troféu do Interior: fora de casa, o time ganhava do Red Bull Brasil por 2 a 1 até os 42min, mas o atacante Edmilson aproveitou o rebote de Rodrigo Viana para fazer o gol.

Os "baques" tiveram continuidade em confrontos da Série B do Campeonato Brasileiro: o primeiro deles contra o Paysandu, na Curuzu, pela sexta rodada. Estava 1 a 0 para o Azulão, mas o árbitro Elmo Rezende Cunha assinalou uma penalidade no que entendeu ser um toque de mão do lateral-direito Éverton Silva -- lance muito reclamado pelos são-bentistas. Resultado: o Papão empatou aos 45min, com o atacante Cassiano convertendo.

Na oitava rodada, foi a vez de o Figueirense frustrar os planos do São Bento em Sorocaba, igualando a partida em 1 a 1 com um gol do meia Juninho, aos 33min, batendo na saída de Rodrigo Viana.

O último dissabor veio na nona rodada, quando o Boa Esporte perdia por 2 a 1 para o time de Paulo Roberto Santos até os 40min. O meia William Barbio igualou o marcador em cobrança de um pênalti marcado pelo árbitro Denis Ribeiro da Silva Serafim e muito questionado pelos atletas e comissão técnica.

Além dos 13 empates na temporada, o Azulão tem sete vitórias e quatro derrotas, o que significa um aproveitamento de 47,2%. O próximo compromisso será com o jogo dos invictos da segunda divisão nacional, com o Fortaleza, amanhã, às 16h30, no CIC.