Rota do Equilíbrio

Qual a melhor ocasião para comer frutas na dieta low-carb?

A questão das frutas na dieta low-carb é bem polêmica - tanto é que nós fazemos questão de abordá-la.

Mas, mesmo que a gente fale sempre sobre as frutas, o assunto é bem extenso, e sempre surgem dúvidas relacionada à dieta low-carb / cetogênica.

Por isso, mesmo que sempre falemos sobre isso, parece que o assun nunca acaba sendo 100% resolvido ou esclarecido para as pessoas interessadas - principalmente no que diz respeito àqueles iniciantes neste estilo de vida saudável.

Quais as principais frutas low-carb

Antes de mais nada, sempre vale relembrar quais são as frutas com baixa quantidade de carboidratos:

- Abacate
- Coco
- Morango
- Limão
- Frutas silvestres

Dito isso, vamos direto ao ponto: quais os melhores momentos para consumir as frutas numa dieta low-carb?

Melhores momentos para o consumo de frutas na dieta

Podemos começar respondendo essa questão dizendo justamente em qual momento você não deveria jamais consumir frutas (esteja você numa dieta low-carb ou não).

Esse momento é quando você está em jejum. Ou seja, nunca é uma boa ideia quebrar o jejum (de qualquer duração que seja) com frutas.

Fazer isso levaria a um pico indesejado de insulina, e a uma rápida absorção do açúcar desses frutas, além de não dar saciedade nenhuma - pelo contrário, provavelmente você ficaria com vontade de comer mais coisas depois.

Dito isso, fica claro que os melhores momentos para comer frutas é justamente junto ou após a ingestão de outros alimentos permitidos na dieta low-carb.

Sendo assim, podemos podemos destacar duas ocasiões inteligentes para o consumo de frutas.

Café da manhã

É muito comum as frutas fazerem parte do café da manhã das pessoas, e no caso de um café da manhã low-carb, isso não precisa ser diferente.

Basta inserir uma fruta low-carb a essa refeição, acompanhada, por exemplo, por ovos, queijos, presunto, dentre outros alimentos ricos em proteínas e gorduras de qualidade.

Isso vai retardar a digestão das frutas, fazendo com que seus carboidratos sejam absorvidos de maneira mais lenta, evitando os picos de insulina e garantindo saciedade por mais tempo.

(A mesma dica é válida para lanches low-carb entre as refeições.)

Sobremesa

É muito comum que as pessoas comam alguma fruta como sobremesa low-carb - especialmente para lidar com a vontade de doces que tende a surgir nesse momento.

E aqui também elas são bem vindas, pelo mesmo motivo que no café da manhã: porque ingeri-las com outros alimentos vai diminuir a velocidade de sua digestão.

Finalizando...

Esperamos com este texto ter esclarecido os melhores momentos para o consumo de frutas dieta low-carb / cetogênica.

E, principalmente ter deixado claro que o mais importante é que as frutas sejam ingeridas juntamente com outros alimentos ricos em proteínas e gorduras boas.

Para que assim seus benefícios sejam otimizados ao mesmo tempo em que você evita seus possíveis malefícios.
Forte abraço,
- Guilherme e Roney.