Toque de Primeira

Taça Baltazar apontou semifinalistas da temporada 2018


Por Lauro Campos
 
Envolto em fortes emoções a decisiva rodada de volta das quartas de final da Taça Baltazar Fernandes, definiu neste domingo 17 de junho as agremiações que vão se encontrar na fase semifinal da competição, equivalente a 3ª Divisão do Campeonato Varzeano de Sorocaba. Saltaram à etapa seguinte as equipes do Novo Horizonte, Santa Rita, Santa Cruz, e Unidos da Zona Leste.
 
O Novo Horizonte conquistou sua vaga com vitórias consistentes e sem sustos contra o Sol Nascente. Cravou 3 x 0 no jogo de ida e neste fim de semana reafirmou sua supremacia com o placar por 3  x  2. No agregado 6 x 2.
 
Já o Santa Rita não teve vida fácil frente o Comercial. Às circunstâncias foram acrescidas algumas pitadas de emoção a mais para avançar. Com o coração na ponta das chuteiras abriu vantagem por 2 x 1 no jogo de ida  e passou um sufoco  para assegurar o empate por 1 x 1 no segundo confronto.
 
O Santa Cruz do Jardim Guaíba teve uma semana de dores de cabeça para “ acertar “ o time e convencer parte da torcida desconfiada quanto ao futuro na competição, após o empate sem abertura de contagem contra o Jardim Manchester na primeira partida.
 
Sem treino, o caminho encontrado foram às preleções antes do jogo cujos efeitos positivos foram sentidos nos primeiros movimentos de bola. Assim, contagiados pelas mensagens de “ acreditar sempre, desistir nunca “ sobrou em campo e sacramentou  a vitória por 3 x 1 para a alegria de sua apaixonada torcida.

Emoções fortes, ao limite de um teste cardíaco foram protagonizadas pelas equipes do Unidos da Zona Leste e do Bairro São Guilherme na briga pela vaga à semifinal.
 
Com sangue nos olhos e faca nos dentes os jogadores do Unidos da Zona Leste provaram em campo que não só foram capazes de devolver a derrota sofrida no jogo de ida por 2 x 0, como também fizeram valer o nome do time. Unidos, bateram o oponente nos pênaltis por 9 x 8 decretando o acesso à semifinal e, como prêmio maior vaga garantida à Taça Palácio dos Tropeiros em 2019. Subiram também, Novo Horizonte, Santa Rita e Santa Cruz.
 
Na próxima fase o Santa Cruz encara a equipe do Unidos da Zona Leste enquanto o Novo Horizonte enfrenta o Santa Rita.Uma reunião nas próximas horas entre técnicos da SEMES e representantes dos clubes classificados, definirá datas,  locais e horários da próxima etapa.
 
Conforme regulamento os semifinalistas se enfrentam em turno e returno dentro do mesmo grupo, classificando-se à final as agremiações com maior número de pontos.
 
Se ao final das duas partidas houver empates por qualquer resultado a decisão será levada aos pênaltis. O mesmo critério será adotado por ocasião na decisão do título, em jogo único.