Agenda Metropolitana

Músicos europeus participam de semana recheada de concertos em Tatuí


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Quem aprecia música instrumental tem bons motivos para visitar Tatuí na última semana de junho. Até o próximo sábado (30), o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos apresentará 13 concertos, com a participação de diversos grupos formados por quase 200 músicos, incluindo dois europeus especialmente convidados para o evento. Doze espetáculos são gratuitos e o único pago terá ingressos a preços promocionais. Confira as opções:
 


Três obras do regente e compositor inglês Nigel Clarke serão apresentadas no concerto deste sábado (23) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Três obras do regente e compositor inglês Nigel Clarke serão apresentadas no concerto deste sábado (23) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Banda tem solo do cornetista belga
e participação de compositor inglês
 
O cornetista belga Harmen Vanhoorne e o compositor e regente britânico Nigel Clarke participam do concerto que a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta neste sábado (23), às 18h, no Teatro Procópio Ferreira.
 
De acordo com o maestro e coordenador do grupo, Dario Sotelo, o repertório trará três das mais consagradas obras escritas por Clarke: “Samurai”, a suíte sinfônica “Gagarin” e “Mysteries of the Horizon” para Cornet solo e banda, sobre quadros surrealistas de René Margritte, que terá solo do cornetista Harmen Vanhoorne.
 
Nigel Clarke conquistou vários prêmios, incluindo o “Josiah Parker” e o “Elogio da Rainha pela Excelência” – a mais alta distinção da Royal Academy of Music. Há mais de duas décadas, trabalha com o violinista Peter Sheppard Skaerved em projetos musicais e oficinas educativas na Europa e Ásia. Recentemente, sua obra “Gagarin” foi apresentada pela Volga Professional Wind Orchestra, em Saratov (Rússia), como parte das comemorações do aniversário do cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço. Atuou como compositor na Royal Academy of Music, Faculdade de Música e Mídia de Londres e Black Dyke Mills Band, entre outras.
 


Vanhoorne executará a obra Vanhoorne executará a obra "Mysteries of the Horizon", de autoria de Nigel Clarke - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Harmen Vanhoorne iniciou carreira em 1993 na Escola de Música de Izegem (Bélgica) com Georges Coppé. Aos 14 anos, entrou no “Kunsthumaniora” para músicos talentosos em Leuven (Bélgica). Mais tarde, estudou trompete e cornet no renomado Lemmensinstitute, com Leo Wouters e Leon Petré, onde obteve bacharelato com “Alta Distinção” e mestrado com “Maior Distinção”. É solista na Royal Wind Band dos Belgian Guides – orquestra militar amplamente conhecida – e cornet principal da Brass Band Buizingen. Entre os prêmios conquistados estão o prestigiado British Open Solo Competition (Reino Unido) e o Ern Keller Memorial Trophy (Austrália).
 
SERVIÇO - Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com o cornetista belga Harmen Vanhoorne e o compositor regente inglês Nigel Clarke. A regência e coordenação é de Dario Sotelo.
Neste sábado (23), às 8h, no Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415, Centro), em Tatuí.
Ingressos à venda na bilheteria do teatro, a R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia-entrada).
 


Semana de 23 a 30 de junho terá a apresentação de 14 grupos do Conservatório Dr. Carlos de Campos - DIVULGAÇÃO: AI CONSERVATÓRIO Semana de 23 a 30 de junho terá a apresentação de 14 grupos do Conservatório Dr. Carlos de Campos - DIVULGAÇÃO: AI CONSERVATÓRIO

 
Teatro Procópio Ferreira recebe 12
apresentações gratuitas até o dia 30
 
Doze grupos musicais mantidos pelo Conservatório de Tatuí farão concertos gratuitos neste e no próximo fim de semana, no Teatro Procópio Ferreira e na Sala Villa Lobos. As apresentações fazem parte da 2ª Mostra de Prática de Conjunto. Neste sábado (23), sob ao palco às 11h, a Banda Sinfônica Infantojuvenil, coordenada pelo professor Marco Almeida Junior. O repertório traz “Big Sky Overture”, de Philip Sparke; “O morning star! How fair and bright” e “O how cheating”, de Johann Sebastian Bach, “Danse antiqua”, de Chris Sharp; “Ornamento”, de Timothy Travis; e “Convergence”, de Larry Clark.
 
Ainda neste sábado, às 17h, será a vez da Camerata de Cordas Jovem do Conservatório, coordenada pelo professor Tulio Pires. O grupo apresentará “Saint Paul Suite”, de Gustav Holst; “Simple Symphony”, de Benjamin Britten; “Hoe Down”, de Aaron Copland; “Chaconne”, de Tomaso Antonio Vitali; e “Oblivion”, de Astor Piazzolla.
 
“Chaconne” e “Oblivion” terão solo do violinista Cármelo de los Santos. Brasileiro, o músico viu sua carreira decolar aos 16 anos, quando venceu o Prêmio Eldorado, em São Paulo. Desde então, atuou como solista convidado em mais de 40 orquestras nacionais e estrangeiras. É formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado pela Manhattan School of Music e doutorado pela Universidade da Geórgia (EUA). Com vários CDs e DVDs gravados, é professor da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde vive atualmente com a família.
 
No domingo (24), às 11h, a Orquestra de Violoncelos do Conservatório de Tatuí apresenta-se no Salão Villa-Lobos, coordenada pelo professor Tiago Almeida. O grupo vai interpretar canções folclóricas britânicas, obras clássicas de Joseph Haydn, Samuel Barber e Max Bruch, além das canções brasileiras “Gente humilde”, de Chico Buarque, e “Luiza”, de Tom Jobim.
 
A Mostra prossegue na próxima semana com mais nove concertos: na quarta-feira (27), se apresenta o Coro Infantil; na quinta-feira (28), será a vez do Grupo de Saxofones, Grupo de Performance Histórica Jovem e Conjunto de Metais; Ensemble de Performance Histórica e Grupo de Percussão Jovem tocam na sexta-feira (29); e no sábado (30), encerrando o evento, sobem ao palco a Banda Sinfônica Jovem e as  Cameratas Juvenis e Jovem de Violões.
 
SERVIÇO – A 2ª Mostra de Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí acontece de 23 a 30 de junho, no Teatro Procópio Ferreira e no Salão Villa Lobos (Rua São Bento, 415, Centro). A entrada é gratuita. Mais informações no site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br).
Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, Tatuí fica a 60 quilômetros de Sorocaba, a 84 quilômetros de Itu e de Piedade.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí.