Antes que me esqueça

Rio de Janeiro e suas novidades


Blog 'Antes que me esqueça'
Rubens Nogueira


1. A Biblioteca Nacional, duas vezes centenária, passou por um banho de beleza completo. Tanto o interior quanto a fachada foram restaurados e recuperaram as cores originais;

2. Edificações históricas, como a Igreja da Penha, recebem projeções a cores. A criatividade dos artistas e a tecnologia produzem, em minutos, reconstruções em terceira dimensão de fachadas icônicas da cidade;

3. O Largo do Boticário, no Cosme Velho, é um lugar que sempre atraiu turistas. Esteve abandonado por muito tempo. Agora vai ser restaurado. Sabe-se que "o boticário", que hoje seria um farmacêutico, Joaquim Luiz da Silva Souto vendia a água ferruginosa do Rio Carioca, considerada boa para a saúde. Isso no século 19.

4. Lá no Cosme Velho, onde Machado de Assis morou, a antiga residência do jornalista Roberto Marinho é, agora, um centro cultural.

5. No Flamengo, o edifício que Oscar Niemeyer projetou para abrigar o Grupo Manchete, da família Bloch, e que esteve fechado por anos e anos está restaurado, brilhante e iluminado, com programações teatrais e musicais.

Teria mais a narrar, mas creio que o Rio está reagindo – continua uma cidade maravilhosa, abençoada por Deus e bonita por natureza!