BLOG COPA 2018

França e Croácia decidem final da Copa 2018 neste domingo


A 21ª Copa do Mundo termina neste domingo, dia 15 de julho, na partida final entre as seleções da França e Croácia. A seleção francesa busca o segundo título mundial 20 anos após conquistar a sua primeira Copa do Mundo. Já a Croácia disputa a final pela primeira vez e sonha com a conquista inédita. As equipes entram em campo às 12h (horário de Brasília). O trio de arbitragem será argentino, tendo Nestor Pitana como árbitro central e auxiliado por Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.

A primeira fase foi disputada por 32 seleções e foi marcada ela eliminação da Alemanha, campeã de 2014, e que terminou em último lugar no Grupo F. Das cinco sul-americanas quatro conseguiram passar para a segunda fase, mas nenhuma chegou nas semifinais, onde só atuaram seleções europeias.

A Bélgica conseguiu sua melhor posição em Copas ao derrotar a Inglaterra, nesse sábado (14), por 2 a 0, na disputa do terceiro lugar. A grande final deste domingo (15) vai envolver a campeã de 1998, a França, contra uma estreante em final de Copa, a Croácia, terceira colocada também em 1998.

Os franceses são treinados por Didier Deschamps, capitão da equipe na final de 1998 e que pode se tornar o terceiro esportista campeão do mundo como jogador e treinador. Os dois primeiros foram o brasileiro Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer.

Para chegar na final, a França foi cabeça de chave do Grupo C e ficou em primeiro lugar do grupo ao derrotar a Austrália por 2 a 1, o Peru por 1 a 0 e empatar com a Dinamarca, no único 0 a 0 da Copa. Nas oitavas de final derrotou a Argentina por 4 a 3.

Nas quartas derrotou o Uruguai por 2 a 0 e, nas semifinais, ganhou da Bélgica por 1 a 0. Foram seis jogos, com cinco vitórias e um empate. Antoine Griezmann e Kylian Mbappe são os artilheiros da França, com três gols cada.

A Croácia chega pela primeira vez numa final de Copa e é a 13ª seleção a conseguir esta marca. Não foi cabeça de chave mas ficou em primeiro lugar no Grupo D. Ganhou da Nigéria por 2 a 0, ganhou da Argentina por 3 a 0 e ganhou da Islândia por 2 a 1.

Na fase eliminatória passou por três prorrogações e duas disputas de tiros livres. Nas oitavas eliminou a Dinamarca nos tiros livres depois de 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação. Nas quartas de final ganhou da Rússia nos tiros livres depois de 2 a 2 no tempo regulamentar e prorrogação.

Já nas semifinais ganhou da Inglaterra, na prorrogação, por 2 a 1. Os croatas marcaram 12 gols e sofreram cinco. Luka Modric e Mario Mandizukic são os artilheiros, com dois gols cada.