BLOG COPA 2018

Putin vence o mata-mata, mas disputa nos pontos corridos segue


Do ponto de vista de imagem, Vladimir Putin pode reclamar o troféu de vencedor da Copa do Mundo da Rússia tanto quanto os franceses.   O Mundial transcorreu com tranquilidade e o enorme aparato de segurança nas cidades-sede evitou quaisquer incidentes graves.   Mesmo os atritos políticos pontuais, principalmente envolvendo croatas e sérvios, foram contornados. Sobrou o protesto do grupo Pussy Riot contra Putin no gramado, na final, mas ninguém presente no estádio entendeu o que era a invasão de campo.
 
Nada disso, obviamente, altera o isolamento da Rússia em relação ao Ocidente. Esse objetivo pode começar a se desenhar a partir do encontro de Putin com o americano Donald Trump, que ocorrerá nesta segunda (16) em Helsinque.  A final só teve a presença de dois líderes da União Europeia, o francês Emmanuel Macron e a croata Kolinda Grabar-Kitarovic, porque seus times estavam em campo. E só Macron tem peso geopolítico.
 
Dos outros sete líderes presentes, apenas um, o armênio aliado da Rússia, não pode ser descrito como um autocrata. Até um indiciado por crimes de guerra, o sudanês Omar al-Bashir, esteve presente.  No Brasil não foi muito diferente, com dez chefes de Estado na final, mas a volta da Copa à Europa após 12 anos deveria ensejar uma presença maior de autoridades do continente na tribuna.   Isso dito, o russo colheu um triunfo importante ao atingir sua meta: mostrar ser capaz de realizar o maior evento esportivo do mundo apesar de seu distanciamento do Ocidente.  
 
Já a Fifa, ela mesma precisando de um reforço positivo após tantos escândalos de corrupção, se derreteu em elogios previsíveis à organização. Putin se disse satisfeito e saudou a interação dos fãs com os russos.  Até a desacreditada seleção russa foi bem no torneio. Putin havia sido cauteloso antes do começo da disputa, já que o time era o pior no ranking da Fifa presente na Copa.  Quando ensaiou embarcar no sucesso da seleção de Stanislav Tchertchesov, após a vitória contra a campeã mundial Espanha, o time caiu nos pênaltis para a hoje vice-campeã Croácia, nas quartas.  
 
"As pessoas não torceram para o futebol. Torceram para a Rússia", afirmou Serguei Markov, um dos principais ideólogos do Kremlin nos anos 2000, hoje afastado de Putin. É algo a ver. Pesquisa feita pela empresa Superjob ao fim da primeira fase da Copa mostrou que, para 60%, o Mundial não muda a imagem de Putin.  Ao longo do torneio, o presidente evitou mudar sua agenda, restringindo-se a eventos da Copa.  Não há vitória sem custo, naturalmente.  A abertura da Rússia a milhares de turistas estrangeiros, com as ruas de Moscou em uma atmosfera de festa nunca vista, tem o potencial de cobrar um preço político do Kremlin.  
 
"Como será quando as portas se fecharem?", questionou em artigo o cientista político Alexei Kolesnikov, fazendo uma analogia com o alerta que antecede a partida do metrô moscovita.  A liberalidade do ambiente dificilmente seguirá a mesma, a começar pela proibição do consumo de álcool nas ruas, que é lei e deverá voltar a ser aplicada.  A considerar o método não científico de conversar pontualmente com torcedores, a imagem da Rússia melhorou bastante entre estrangeiros.  Mas esse público também foi informado, pela mídia internacional com liberdade para atuar na Copa, de que gays são perseguidos e  que o dissenso político é combatido no país todo, além de haver travas à liberdade de expressão.  
 
Qual imagem, a tradicionalmente negativa ou a nova, mais positiva, irá prevalecer?  Externamente, é cedo para dizer. Internamente, contudo, fatos da realidade já se interpõem ao fator de bem-estar da Copa.  A reforma da Previdência, impopular por elevar idade mínima para aposentadoria, e o aumento do principal imposto do país entraram em discussão durante o Mundial.  Se Putin quis encobri-los, falhou. Sua popularidade despencou da casa dos 80% para 65%.
 
"A Copa é momento. Os problemas ficam", diz Denis Volkov, do instituto de pesquisas Levada.  Há ainda a questão do legado da Copa, mas essa percepção é diferente da ocorrida no Brasil pós-2014. Há elefantes brancos, mas boa parte da infraestrutura já existia e, em alguns pontos, foi melhorada. Assim, para ficar na metáfora futebolística, Putin venceu o mata-mata. O campeonato por pontos corridos segue.
 
AS POLÊMICAS POLÍTICAS DA COPA
 
A Copa em si Críticos de Putin acusam a Fifa de legitimar um governo autoritário ao associar-se ao Kremlin   Suíça Jogadores de origem kosovar provocaram sérvios, que consideram Kovoso parte de seu país   Sérvia Torcedores cantaram hinos antifascistas e mostraram bandeiras com tons discriminatórios   Croácia Jogador e dirigente provocaram a Rússia após derrotar o time, dedicando a vitória à rival Ucrânia   Egito O astro Salah virou garoto-propaganda da autocracia da Tchetchênia, onde a seleção ficou hospedada