UNISO CIÊNCIA

Projeto Uniso Ciência lança a quarta edição no Jornal Cruzeiro do Sul


A quarta edição do Uniso Ciência, projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, foi divulgado no dia 15 de julho na versão impressa e digital. Confira aqui https://goo.gl/cstbHs

Repetindo o sucesso dos últimos números, foi realizada uma enquete online no Jornal Cruzeiro do Sul. Com onze temas para votação, nossos leitores escolheram a manchete, publicada nas páginas centrais, com o tema "Estudo relaciona composição à resistência de cimentos nacionais", do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais (Mestrado Profissional). O estudo defende que a análise química do cimento é particularmente importante para verificar a sua conformidade.

A publicação também traz mais três temas, conforme análise do conselho editorial. Outro trabalho do Mestrado Profissional, com o tema "Projeto desenvolve sensor mais barato para setor automotivo", buscou a melhoria no controle de pressão do sistema de lubrificação do motor, a partir de um novo produto elaborado com materiais mais baratos.

O texto "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura" aborda um estudo do Mestrado em Comunicação e Cultura sobre como as mídias foram incorporadas e adaptadas pelas religiões, especialmente pela Igreja Católica, por meio das missas televisivas.

Por fim, o estudo "Pesquisa propõe gestão informatizada das demandas judiciais na saúde" resultado de um estudo do Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, apresenta o sistema informatizado, o Jud Sys, um modelo de gestão das demandas judiciais envolvendo medicamentos.

O Uniso Ciência é um projeto que tem a proposta de levar o conhecimento produzido para além do espaço universitário. Em cada edição, são apresentadas reportagens baseadas em pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Uniso: Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado), Comunicação e Cultura (Mestrado), Educação (Mestrado e Doutorado) e Processos Tecnológicos e Ambientais (Mestrado Profissional).

Além da veiculação neste formato a cada três meses, a Universidade mantém um blog com notícias sobre a produção científica: https://www.jornalcruzeiro.com.br/unisociencia.