Blog do Simões

EDITAL DE OCUPAÇÃO CULTURAL DOS ESPAÇOS MANTIDOS PELA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO


EDITAL DE OCUPAÇÃO CULTURAL DOS ESPAÇOS MANTIDOS PELA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO
NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018

Esta é uma noticia que interessa aos grupos, companhias e artistas (individuais) de teatro que desenvolvam trabalho artístico na cidade de Sorocaba. A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, torna público o Edital de Chamamento para ensaios, apresentações, oficinas, exposições e produção cultural em vários espaços da cidades.

São eles: o Barracão Cultural, Biblioteca Municipal Infantil, Biblioteca Municipal, Casa Aluízio Almeida, CEU Laranjeiras, Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Casa 52 (Hall), Parque dos Espanhois e Teatro de Arena.

Esta proposta inicial é bom começo. Porém, é  certo que este tempo (cinco meses) de ocupação é muito curto para um grupo ou um artista possa desenvolver o trabalho de formação de publico ou mesmo estabelecer de fato o diálogo com a comunidade no entorno, como se propõem os objetivos do chamamento.

Outra questão: a infra estrutura de alguns desses espaços necessitam de investimentos e isto não se resolve somente, na base da "criatividade".  O que se espera quando se utiliza o termo criatividade na arte e que ela apareça no trabalho, na proposta artistica e não na estrutura e condições físicas do lugar. Tenho combatido fortemente a precarização das condições do trabalho do artista.

Por fim, é importante a contrapartida financeira para os grupos, principalmente, para a instalação inicial do projeto. Todavia sei que este item é  dificil de se equacionar dado os entraves burocraticos. Quem sabe no proximo edital isto não pode ser alterado? Espero, ainda, que possam ser cobrados ingressos nesses espaços. Esta contrapartida é importante na formação de público. Afinal, artista não sobrevive de vento.

Por fim, trata-se de uma boa iniciativa. É de se esperar que companhias e artistas com espaços para ensaios, condições de trabalho e de apresentações possam fomentar as artes da cidade

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente de 16 a 27 de julho de 2018, das 9h às 16h, na sede de Secretaria de Cultura e Turismo: Casa 52, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro. Aos cuidados de André Mascarenhas.

Outras informações:

http://www.sorocaba.sp.gov.br/anexos/SECOM%2FJornal-do-Municipio%2F2018/2062%20-%2016%20DE%20JULHO.pdf