BLOG DO SÃO BENTO

São Bento pega o Coritiba neste sábado na capital paranaense


O frio na barriga será inevitável para Marquinhos Santos, ao caminhar do vestiário até o túnel que dá acesso ao gramado do Couto Pereira. O coração, provavelmente, baterá mais forte quando o filme dos 121 jogos à frente do Coritiba vier à mente. Anunciado há 23 dias como novo técnico do São Bento, ele pode ser um dos principais triunfos beneditinos no confronto deste sábado (21), às 16h30, contra o time paranaense, fora de casa. Há a esperança de que a identificação e o conhecimento que o treinador adquiriu ao treinar o Coxa entre 2012 e 2015 pese a favor do Azulão, na tentativa de deixar para trás o jejum na Série B do Campeonato Brasileiro: são cinco partidas consecutivas sem vencer.

No Coritiba, o histórico do treinador teve 58 vitórias, 28 empates e 35 derrotas. Em 2013, foi campeão paranaense e, em 2015, tirou o clube de um rebaixamento praticamente fadado a acontecer. Na última entrevista antes de viajar à capital paranaense, Marquinhos Santos falou que conhece cada canto do Couto Pereira. Embora o elenco atual seja bem diferente se comparado ao da última passagem dele por lá, ele acredita que a identidade com o adversário pode contribuir para ajudar o São Bento.

"(O Coritiba) é uma equipe muito forte jogando em seus domínios e tem uma torcida apaixonada, que empurra do primeiro ao último minuto. Mas, também, no momento que não consegue jogar, cobra muito. Temos de saber trabalhar com essa questão, esse fator emocional. Temos de nos portar como uma equipe equilibrada tática e mentalmente, bem postada defensivamente e aproveitar as oportunidades que aparecerem", comentou ele, que tem vários desfalques para o duelo.

Para o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, um dos pilares do grupo em termos de liderança, o trabalho de Marquinhos Santos tem sido importante "para minimizar os erros". "A gente sabe que o grupo ainda não é ideal, pela falta de peças. Mas, aqueles que estão aqui, estão fazendo de tudo para voltar o mais rápido possível a pontuar. Seria muito importante voltar de Curitiba com no mínimo um ponto", disse. O São Bento é o 16º colocado na competição, com 17 pontos, enquanto o Coritiba ocupa a nona posição, com 23 pontos.

No Coxa, as novidades são o zagueiro Rafael Lima, recém-contratado e que já está registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e o lateral Leandro Silva, que retorna após cumprir suspensão automática. Sorocabano, ele foi revelado na base do Atlético Sorocaba na mesma safra de Luan, Bruninho e outros.

Acompanhe

A Rádio Cruzeiro FM 92,3 transmite o jogo, com abertura a partir das 16h. A narração é de Nilson Duarte, reportagens de André Fazano, comentários de Érico Bueno, apresentação de Rodrigo Gasparini e plantão de Juarez Morato.

CORITIBA X SÃO BENTO

Coritiba - Wilson; Leandro Silva, Rafael Lima, Thalisson Kelven e William Matheus; Vitor Carvalho, Uillian Correia e Yan; Guilherme Parede, Alisson e Jonatas Belusso. Técnico: Eduardo Baptista

São Bento -
Rodrigo Viana; Tony, Ewerthon Páscoa, Luizão e Paulinho; Doriva, Fábio Bahia, Maicon Souza, Marcelinho e Cléo Silva; Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro - Emerson de Almeida Ferreira

Local - Estádio Couto Pereira

Horário - 16h30