Nas lentes do conhecimento

Exposição Trilhando Memórias - Dando vida a Estrada de Ferro Sorocabana


A exposição Trilhando Memórias, que tem como objetivo contar a história da Estrada de Ferro Sorocabana, é o sentido que empregamos neste espaço ao sentido da imagem, própria da memória. 
 
Em uma breve analogia, é pegar um trem do passado para passear no presente e desembarcar no futuro. Os trilhos são as linhas do tempo que o vagão da história percorre. 
 
A exposição não é só importante para compreendermos a seriedade da estrada de ferro no desenvolvimento da região e do próprio país, como também para nos levar a indagação do porque não utilizamos mais este fantástico modal da logística e da arte de locomover pessoas. 
 
A ferroviária deveria ser uma bandeira de causa para os cidadãos sorocabanos. É o primeiro passo para isso seria conhecer o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). 
 
Esta terça-feira, 31/07, é uma ótima oportunidade para conhecer o museu e vislumbrar uma bela exposição. A exposição traz o relato em vídeo de 11 trabalhadores, passageiros e amantes da Estrada de Ferro Sorocabana. As memórias vão percorrer todo o desenvolvimento que estes trilhos proporcionaram pelas cidades que passaram.  
 
A exposição é resultado do projeto “Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana”, proponente Larissa Rizzatti Gomes, através do edital Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, e realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). 
 
Um projeto inovador para compreender a história da Estrada de Ferro Sorocaba, atrelando o que sabemos dos artefatos históricos com as experiências das pessoas.  
 
Serviço: 
A exposição ocorre do dia 31/07/2018 até 29/09/2018
As visitas são gratuitas, das 9h às 16h30 
O MEFS está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária.
Mais informações pelo telefone (15) 3231.1026.