Agenda Metropolitana

Tapiraí: caminhada e toque do Sino da Paz lembram tragédia da bomba atômica


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Em Tapiraí, os 73 anos da primeira explosão de uma bomba atômica sobre alvos humanos serão lembrados neste domingo (5), na 4ª Caminhada da Paz. O evento é organizado pelo Santuário Ecológico do Budismo Primordial, porém, vem atraindo um maior número de pessoas de outras religiões e de todos os lugares do Brasil a cada edição. Envolve diversas atividades, incluindo um passeio pela Mata Atlântica e a oportunidade de tocar uma réplica em tamanho natural do famoso Sino da Paz existente na cidade japonesa de Hiroshima.
 


Pessoas de todas as idades e religiões podem participar; concentração é no centro da cidade - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Pessoas de todas as idades e religiões podem participar; concentração é no centro da cidade - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
A concentração dos participantes da caminhada ocorre na Praça Ambrósio Régis, ao lado do Terminal Rodoviário de Tapiraí, no centro da cidade. Neste local, os visitantes são recepcionados pelos monges do Santuário Ecológico e também por autoridades municipais. A saída ocorre por volta das 17h30.
 


Caminhada de quase seis quilômetros passa por comunidades rurais e Mata Atântica - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Caminhada de quase seis quilômetros passa por comunidades rurais e Mata Atântica - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
O percurso de pouco menos de seis quilômetros é percorrido em cerca de uma hora e meia. Os peregrinos passam pelas principais ruas da área urbana de Tapiraí, seguem cerca de um quilômetro pelo acostamento da Rodovia Padre Guilherme Hovel (SP 79) e entram na Estrada Municipal Fernando Domigues (TPR 358). Neste último trecho o pavimento é de terra, atravessando pequenas comunidades agrícolas e a floresta tropical. O Santuário Budista Primordial está localizado no bairro rural Fazenda Velha, próximo à divisa com o Município de São Miguel Arcanjo.
 


Barquinhos com velas coloridas colocados no lago do Santuário Ecológico: beleza e significado - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Barquinhos com velas coloridas colocados no lago do Santuário Ecológico: beleza e significado - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
Em Tapiraí e no Japão
 
 Todas as atividades seguem uma agenda com horários precisos, para que possam ser sincronizadas com as ações de evento semelhante realizado no Japão. Após uma rápida cerimônia em que bispos budistas relembram as atrozes consequências das guerras, os presentes fazem uma oração pela paz universal e pelo fim das armas nucleares.
 
Às 20h15, a réplica do Sino da Paz soa pela primeira vez. Neste instante, 8h15 da manhã de 6 de agosto em Hiroshima, faz exatamente 73 anos que ocorreu a explosão da bomba Little Boy – garotinho, em inglês –, o primeiro artefato atômico a ser lançado contra seres humanos.
 
Na cidade japonesa reerguida das cinzas, o Sino da Paz original – colocado em um monumento construído no mesmo local onde a bomba caiu – começa a tanger em honra às quase 80 mil vítimas diretas da detonação. Em seguida, todas as pessoas participantes da cerimônia, tanto em Tapiraí como no Japão, são convidadas a também fazer soar os sinos, num gesto que simboliza o repúdio aos conflitos armados.
 
Outro momento emblemático as cerimônia pela paz mundial, em Tapiraí, é a soltura de pequenos barcos contendo velas acesas em um dos lagos existentes no Santuário Ecológico. O contraste entre a escuridão da paisagem rural noturna e os pequenos pontos coloridos ondulando sobre a água produz um espetáculo incomum. Esta solenidade também é aberta a todos os visitantes.
 
Durante o evento, é possível, ainda, queimar incenso e fazer um rápido passeio pelas áreas próximas ao templo budista de Tapiraí.
 
Na hora de retornar à cidade, os peregrinos podem optar entre mais uma caminhada até a cidade ou pela utilização do transporte coletivo disponibilizado pela Prefeitura Municipal. Qualquer que seja o tipo de deslocamento escolhido, todos os participantes são convidados à ceia que é servida gratuitamente no Hotel Fazenda Encontro das Águas, localizado a poucos quilômetros do santuário. O cardápio compreende uma sopa preparada por voluntários e pão.
 
Recomendações aos romeiros
 
 A Caminhada da Paz e demais eventos realizados pelo Santuário Ecológico de Tapiraí neste domingo são abertos a pessoas de todas as idades. Os organizadores, no entanto, fazem algumas recomendações aos romeiros. A principal dica é utilizar vestuário e calçados confortáveis e próprios para caminhadas. Além disso, como o município é susceptível a chuvas e quedas bruscas de temperatura nesta época do ano, é aconselhável levar agasalho e guarda-chuva ou capa impermeável. Lanternas também podem ser bastante úteis.
 


Cerimônia pela paz mundial acontece na sede do santuário, local cercado de matas e lagos - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Cerimônia pela paz mundial acontece na sede do santuário, local cercado de matas e lagos - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
Budismo Primordial e santuário
 
 O Honmon Butsuryu-Shu (HBS), também conhecido como Budismo Primordial, é uma das escolas budistas oriundas da linhagem Nitiren, fundada no século XIV, por Nichiryu Daishonin. É associada à Federação Budista Japonesa e reúne cerca de um milhão de praticantes em todo o planeja. No Brasil, possui templos em quase todas as regiões.
 


Santuário Ecológico fica em uma Área de Preservação Permanente de 76 alqueires - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Santuário Ecológico fica em uma Área de Preservação Permanente de 76 alqueires - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
O Santuário Ecológico Amigos da Mata Atlântica (Seama) foi implantado em Tapiraí a partir de 2015, para a realização de batismos, casamentos, reuniões e eventos com a participação de representantes de outros países.
 


Sino da Paz do Santuário Ecológico tem 1,7 m de altura e pesa aproximadamente uma tonelada - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Sino da Paz do Santuário Ecológico tem 1,7 m de altura e pesa aproximadamente uma tonelada - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
A estrutura disponibilizada em Tapiraí não tem similar nas Américas. Ocupa 76 alqueires de Mata Atlântica, no bairro Fazenda Velha, em uma Área de Preservação Permanente (APP). Contém três lagoas, inúmeras nascentes e fontes de água mineral, além de 13 hectares de eucalipto (para corte e sustentabilidade) e montanhas. O ambiente é perfeito para a contemplação e a busca do equilíbrio espiritual.
 


Área do santuário possui três lagos, inúmeras nascentes e fontes de água mineral - REPRODUÇÃO - FACEBOOK Área do santuário possui três lagos, inúmeras nascentes e fontes de água mineral - REPRODUÇÃO - FACEBOOK

 
Sino da Paz faz alerta
 
 O Sino da Paz instalado no Santuário Ecológico de Tapiraí é o único no mundo homologado pelo governo japonês fora de Hiroshima. Sua campa mede 1,7 metro de altura e pesa cerca de uma tonelada. A peça foi fundida no Japão, no dia 8 de maio de 2014, em meio à cerimônia de consagração pela prece maior da paz mundial e iluminação de todos os seres. O tronco batedor é feito de milhares de medalhões e moedas arrecadadas em 106 países pela Associação Mundial do Sino do Paz. A inauguração aconteceu durante as solenidades pelos 70 anos da destruição de Hiroshima.
 
73 anos de luto mundial
 
 Às 20h15 deste domingo (5) em Tapiraí – 8h15 da manhã de 6 de agosto no Japão – o mundo relembra uma das maiores tragédia vivenciadas pela humanidade em todos os tempos. Enquanto os moradores de Hiroshima, apesar do momento crucial da Segunda Guerra Mundial, começavam mais um dia de trabalho, soaram a sirenes anunciando um ataque aéreo. Não demorou muito para a tragédia se concretizar: um avião estadunidense modelo B-29, chamado Enola Gay – nome da mãe do piloto que o conduzia –, abriu seu alçapão inferior e soltou sobre a cidade a "Little Boy". Ironicamente, o tal “garotinho” se tratava de um artefato bélico até então detonado apenas nos testes realizados em áreas remotas e desabitadas. Esse exemplar da nova tecnologia da morte, equivalente a 12.500 toneladas de TNT, detonou 580 metros acima do Hospital Shima, bem no centro da cidade.
 
O resultado foi uma onda de calor de milhares de graus centígrados, que transformou a cidade inteira em uma única fornalha. Cerca de 80 mil pessoas morreram instantaneamente. Outro tanto ficou deformada ou faleceu pouco tempo depois, em razão dos ferimentos.
 
Três dias após a destruição de Hiroshima, outro avião B-29 norte-americano atacou a cidade de Nagasaki, também no Japão, chacinando mais 40 mil pessoas.
 
As duas cidades foram reconstruídas e se tornaram símbolo de uma nova guerra que se espalha por todo o mundo. A batalha pela paz entre as nações.