Toque de Primeira

Clubes varzeanos fazem reivindicações para melhorar a Taça Cidade


Por Lauro Campos
 
A Taça Cidade de Sorocaba, a elite do Campeonato Varzeano com previsão de fazer a bola rolar dia 19, terceiro domingo de agosto deve contar com 19 agremiações postulantes ao título na temporada 2018.  
 
Isto em razão da desistência da AAFM/Galácticos, que utilizou as redes sociais para comentar o assunto. O treinador Lipão Rodrigues diz textualmente “ Após 14 anos infelizmente não vamos disputar o Varzeano de Sorocaba neste ano, agradeço todos os atletas, dirigentes, torcedores e patrocinadores que colaboraram com nosso sonho em todos esses anos. Digo que é um dos momentos mais tristes de minha vida”, concluiu.
 
Diante do fato Presidentes de Clubes, entre eles Denir do Enquadros,  Paulo Ribeiro do América e Betinho do Avenida lamentaram a ausência dos Galáticos na temporada.
 
A Secretaria de Esportes não se manifestou sobre a “ baixa “ até porque as inscrições de clubes e jogadores à competição foram encerradas na última sexta-feira (3).
 
Ao pelotão, extra oficialmente com 19 participantes, foram acrescentados outros três clubes, dos quais dois com direitos adquiridos; o Sporting Clube Aparecidinha e o Grêmio Desportivo Jardim Mathilde, respectivamente Campeão e Vice da Taça Palácio dos Tropeiros 2017, e a Associação Clube Torres – Dálmatas terceiro colocado na divisão, como convidada na vaga da AA Vila Hortência.
 
Clubes fazem reivindicações:
 
Aproveitando o encontro com técnicos da Secretaria de Esportes – SEMES em Congresso Técnico a ser realizado  na próxima quarta-feira (8),  no Salão de Vidro no Paço Municipal, que tratará do sorteio de grupos e detalhes da competição, representantes dos clubes entregarão à organização uma serie de reivindicações com objetivos de melhorar a Taça Cidade.
 
Entre as principais sugestões dos clubes estão os pedidos de os campeões e vices da Taça Cidade e Taça Palácio dos Tropeiros sejam elevados à cabeça de chaves no torneio; Zerar os cartões amarelos ao fim da primeira fase e aumentar o número de substituições de cinco para sete atletas, por partida.
 
Outra reivindicação do grupo esta relacionada na implementação de um novo fator às regras do campeonato: Vantagem do empate para as melhores equipes classificadas na primeira fase.
 
A provável mudança de calendário e cota com  limites de atletas residentes em cidades vizinhas que estariam sendo estudadas pela pasta municipal, contrariam o planejamento dos signatários. 
 
O assunto será colocado à discussão na mesa diretora e, finalmente o grupo pleiteia que jogos adiados sejam realizados no Estádio Walter Ribeiro no período noturno.
 
As solicitações que se transformou em documento foram filtradas em reunião entre os clubes participantes no último dia 31 de julho, na Arena Enquadros.
 
Estão credenciados a participar da Taça Cidade os seguintes clubes: América Futebol Clube , Associação Atlética Avenida , AAFM/Galácticos , Associação Atlética Vila Helena,  Associação Clube Torres/Dálmatas,  Atlético Brasil Futebol Clube,  Clube Atlético Barcelona,  Clube Atlético Monte Negro,  Esporte Clube Alvorada Jardim Refúgio,  Esporte Clube Enquadros Às de Ouro,  Esporte Clube Gunhê,  Esporte Clube Nova Esperança,  Esporte Clube Paulistano,  Grêmio Desportivo Jardim Mathilde, Grêmio Esportivo Gerações Unidas,  Grêmio Esportivo Santa Terezinha,  Grêmio Vitória Régia,  Jardim dos Estados, Futebol Clube,  Olaria Futebol Clube e  Sporting Clube Aparecidinha.