Nas lentes do conhecimento

1º Episódio de Arte na Fotografia


Nesta sexta-feira, 03/08, foi ao ar o primeiro episódio do Reality Show Arte na Fotografia, do canal Arte 1. Na sua segunda edição, o programa promete inovar, com um novo olhar para a fotografia e convidando a audiência a participar, propondo exercícios de edição e até um ensaio especial a ser publicado nas redes sociais.
 
Um programa rico em diversão e conhecimento, de amadurecimento da linguagem artística de quem participa no estúdio e em casa, e que no final deve gerar a construção de um portfólio autoral dos participantes. 
 
Você ainda pode assistir a reprise deste episódio na Terça – 19h30 e Sexta – 12h00. Onde assistir: Net HD – 553; Sky – 81; Claro TV HD – 553; Oi TV – 31; GVT – 84; Vivo TV - cabo 102; satélite 555; fibra 627.   
 
Para participar do programa os seis selecionados passaram por uma avaliação técnica e artística de um ensaio autoral entre mais de 400 inscrições de todo o Brasil. Os candidatos passaram por um processo de seleção conduzido pela direção artística do Arte1, da direção e produção do programa, e dos mentores do programa - os fotógrafos Claudio Feijó e Eder Chiodetto.
 
Apresentado magnificamente por Thalma de Freitas, e tendo como mentores Claudio Feijó e Eder Chiodetto, Camilla Kinkker (vencedora da primeira temporada) fazendo o still, a foto da foto, no programa, o primeiro episódio realmente foi fantástico e inspirador. Com a apresentação de cada participante e dos ensaios enviados por eles na inscrição do programa, realmente mostra claramente porque cada fotógrafo foi escolhido. 
 
A primeira atividade proposta, somente para tirar a poeira das máquinas e aguçar a criatividade, foi criar uma imagem que represente cada um de uma forma mais metafórica, uma auto representação de si, de simbolismo e narrativas próprias. Indo além do 3x4, da selfie que muitas vezes somente são meras representações. 
 
Neste momento vamos conhecendo um pouco mais de cada participante no seu ambiente e interior, o significado de seus olhares. Como disse Maíra Erlich, “de uma certa forma toda fotografia é um auto-retrato” Uma imagem que os representasse.
 
O resultado desta atividade é fantástico, seis resultados amplamente diferentes, seis olhares distintos sobre o próprio ser. 
 
Já o primeiro desafio desta temporada tinha como tema “Transformação”, já no primeiro episódio os participantes devem sair do estúdio e ir a campo para encarar o primeiro objeto a ser fotografado, permitindo que este objeto se revele a eles. 
 
Eles deveriam captar a transformação dentro de uma fábrica, de uma Indústria Automotiva. Um desafio não só para um novo olhar quanto para o ambiente que o fotógrafo é inserido. Podemos assistir desde a preparação, a execução em campo ao momento da pós-produção. 
 
Para analisar este desafio, o momento de maio tensão do programa, junto dos outros dois mentores, temos como convidado o grande fotógrafo e educador Thales Trigo. Um dos idealizadores do curso de fotografia do Senac,  o primeiro bacharelado em Fotografia na América Latina, e autor do livro Equipamento Fotográfico – em sua sexta edição.
 
A mesa de jurada é realmente precisa, justa e rígida nas questões conceituais das técnicas fotográficas e de composição. 
 
Na primeira avaliação ainda não temos um eliminado na competição, apenas são apresentados os destaques e os pontos que cada um deve melhorar. O destaque para Thales Trigo foi o Leonil Junior, para Eder Chiodetto foi Maria Isabel e do Claudio Feijó foi Nego Junior. 
 
O desafio de edição lançado pelo programa para todos os participantes e audiência para o próximo programa é editar seis entre trinta imagens do livro Ser Diretor de Eder Chiodetto. 
 
Lembrando que o desafio também pode ser realizado pelos telespectadores e compartilhados nas redes sociais do programa. 
 
Para conhecer mais desta obra acesse este link livroserdiretor.org.br
 
Não perca o próximo episódio do programa nesta sexta-feira, 10/08, as 20h30, no canal Arte 1. Os fotógrafos irão registrar a vida em uma ocupação artística, no centro de São Paulo. Eles enfrentam uma limitação das imagens que poderão registrar e ainda terão uma surpresa na edição do material. Tendo como convidado especial o fotógrafo convidado: Walter Costa