Mais Filmes

É tudo Verdade. No Sesc.


Por Lúcia Helena de Camargo
 
Começa nesta terça (7 de agosto) no Sesc Sorocaba a edição local do “É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários”, que tem como mote o cinquentenário de 1968, ano de muitos debates e contestações, paradigma para mudanças de muitos caminhos que vieram depois. 
 
 
Recorte da mostra que aconteceu na capital paulista, os filmes trazem questões sobre igualdade de gêneros, racismo e conscientização ecológica. 
 
 
Veja a programação: 
 
Dia 7, terça, às 19h - Amarra seu arado a uma estrela 
(Direção: Carmen Guarini. Argentina. 2017. Cor. 80 minutos). Em 1997 o diretor argentino Fernando Birri (1925 - 2017) retorna ao seu país para rodar um documentário sobre o 30º aniversário da morte de Che Guevara e a importância das utopias naquele tempo. Carmen Guarini, grande amiga do cineasta, decidiu registrar esses momentos que ficaram escondidos durante 20 anos. Esse resgate e novos encontros com Birri lançam luz sobre a importância desse poeta e mestre do cinema latino – americano, autor de clássicos como Tire Dié (1960) e Los Inundados (1961). O filme integrou o Mar del Plata International Film Festival e o Havana Film Festival em 2017. A classificação etária é 14 anos.
 
 
Dia 11, sábado, às 17h - Canções em Pequim 
(Direção: Milena de Moura Barba. China. 2018. Cor. 79 minutos). Quatorze moradores de Pequim cantam uma canção e contam a história de como esta música marcou suas vidas. Inspirado pelo mesmo dispositivo criado em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, este documentário pesquisa a singularidade dos habitantes de Pequim, tecendo também uma história que passa pelas transformações da China desde a década de 1960 até os dias de hoje. A classificação é livre.
 
 
Dia 11, sábado, às 19h - Amor é Batatas
(Direção: Aliona van der Horst. Holanda. 2017. Cor. 90 minutos). A partir de uma herança, uma fração de uma casa no interior da Rússia, a diretora holandesa Aliona van der Horst inicia uma jornada por sua história familiar, marcada pela experiência de sua mãe e suas cinco tias que enfrentaram a fome, o medo e a guerra, na Rússia de Stálin. Em paralelo à história de pessoas comuns, vivendo em uma pequena casa de fazenda, a diretora nos conta sobre o medo que nunca deixaram aquelas quatro paredes. O filme integrou o International Leipzig Festival for Documentary and Animated Film (DOK Leipzig) em 2017. A classificação etária é 12 anos.
 
 
Dia 14, terça, às 19h - A Batalha de Argel
Filme dentro da história (direção: Malek Bensmaïl. Argélia, França e Suíça. 2017. Cor, p&b. 117 minutos). Em 1965, três anos depois da Argélia ganhar sua independência , o diretor italiano Gillo Pontecorvo começou a rodar um filme reconstituindo os eventos da Batalha de Argel (1956 – 1957). Nascia um clássico do cinema político, censurado em várias partes do mundo, Brasil inclusive, e influente até os dias atuais. Filmado em estilo jornalístico, em preto e branco, o longa era exibido todos os anos na televisão do país, em comemoração à independência. Com um arquivo excepcional e várias entrevistas, esse documentário apresenta, passados sessenta anos, um forte olhar. O filme integrou o Carthage Film Festival e International Documentary Filmfestival Amsterdam (IDFA) em 2017. A classificação etária é 16 anos.





 
Dia 21, terça, às 19h - Não viajarei escondida 
(Direção: Pablo Zubizarreta. Argentina/Uruguai. 2017. Cor e p&b. 108 minutos). O documentário conta a história da escritora e poetisa uruguaia Bianca Luz Brum (1905 – 1985) que realizou algo incomum para uma mulher do século 20: viajou por diversos países participando ativamente de movimentos intelectuais, políticos e artísticos da América Latina. Foi seguidora do pensador marxista peruano José Carlos Mariátegui, casada com o muralista mexicano David Alfaro Siqueiros, amiga de Perón, apoiadora de Pinochet. A classificação etária é livre.
 
 
Dia 28, terça, às 19h - The Cleaners 
(Direção: Hans Block e Mortiz Riesewieck. Alemanha/Brasil. 2018. Cor. 90 minutos). Quando você posta alguma coisa na internet, você tem certeza de que seu post continuará lá? Cleaners adentra uma nebulosa e escondida indústria de “zeladores” digitais onde a internet se livra do que não gosta... violência, pornografia e conteúdo político. Quem está controlando o que nós vemos e o que nós pensamos? O filme venceu o Prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Moscou (2018). A classificação etária é 18 anos.
 
 
As exibições serão sempre às 19h, no Teatro, que conta com 270 lugares. Seguem até o dia 28 de agosto, às terças e sábados, sendo que no sábado há duas sessões: às 17h e às 19h. A entrada é grátis. Para assistir, os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento.
 
É tudo verdade – Festival Internacional de Documentários. 
Sesc Sorocaba. Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.

Lúcia Helena de Camargo é jornalista, cinéfila e escreve também sobre comida, no blog www.menudalu.com.br
 
Email: [email protected]
 
Facebook: https://www.facebook.com/lucia.camargo.357