Agenda Metropolitana

Aniversário de Tatuí tem show aéreo, música sertaneja e cinema de graça


Por Marinaldo Cruz Filho
[email protected]
 
Os 192 anos de fundação de Tatuí estão sendo comemorados com uma extensa programação de eventos gratuitos. A data magna do município é no próximo sábado (11), mas as festividades acontecem durante quase todo o mês de agosto, com opções para agradar a todos os tipos de públicos. Nesta semana, a agenda inclui espetáculos musicais, exposições, cinema e até um show aéreo.
 
Arte para todos na Semana Paulo Setúbal
 
Em sua 76ª edição, a Semana Paulo Setúbal, se mantém como um dos principais eventos culturais do município. Como acontece em todos os anos, as diversas atrações prestam homenagem aos ilustres mestres tatuianos. 
 
No Centro Cultural, prossegue a exposição “Tatuí 192 Anos de História”. A mostra, com curadoria de Thony Guedes, reúne fotografias atuais de Débora Holtz e imagens antigas pertencentes ao acervo do Museu Histórico. O contraste revela as transformações pelas quais a cidade passou em quase dois séculos de história. No Museu Histórico, outra exposição –de caráter histórico-pedagógica – retrata “Os Mais Ricos de Minha Terra”.
 
Nesta terça-feira (7), às 19h30, o MHPS apresenta “uma nova forma de conexão com o museu”: o lançamento do aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, criado por Pedro Heilborn. Simultaneamente, acontece o lançamento do livro “O Senhor Compra Tudo”, de Raquel Prestes.
 
Na quarta-feira (8), a partir das 9h, no teatro do Museu Histórico, a Cia. Exodus Art’s apresenta a peça teatral “Eu Confesso”. O enredo conta a trajetória do poeta, romancista e cronista Paulo Setúbal, um dos artistas nascidos no município com maior repercussão nacional.
 
Também nesta quarta e quinta (dias 8 e 9), às 18h30, no Museu Histórico, acontece a oficina “Dos bastidores ao palco”. Ministrada por Juliana D’Agostini, a atividade integrante do Festival de Música Instrumental de Araçatuba (MIA), traz à Capital da Música uma de suas mais concorridas extensões pedagógicas itinerantes.
 
Capital da Música também tem artesanato
 
A edição 2018 da Feira de Artesanato Capital da Música prossegue até esta quarta-feira (8), das 10h às 20h, na Praça da Matriz. Em 35 estandes, os artesãos locais mostram toda a sua  criatividade em uma grande variedade de produtos, como macramê, bordado, renda, pintura, patchwork, saboaria e bijuterias.
 
Outra atração que divide espaço com a feira de artesanato é a praça de alimentação. Neste lado das festividades entra em evidência outra faceta tatuiana, a da “Terra dos Doces Caseiros”. São dezenas de barracas oferecendo quitutes típicos, incluindo salgados, doces e sucos, todos confeccionados artesanalmente.
 


Sucesso em todas as mídias, dupla Fred e Gustavo canta em Tatuí na noite de sexta-feira (10) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK Sucesso em todas as mídias, dupla Fred e Gustavo canta em Tatuí na noite de sexta-feira (10) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Fred e Gustavo cantam Concha Acústica
 
 Na sexta-feira (10), acontece o tradicional Show de Aniversário na Praça Antônio Prado, a popular Concha Acústica. A abertura será às 20h, com DJs e shows de artistas locais e regionais. Depois, às 22h30, será a vez dos cantores Fred e Gustavo animarem o público.
 
A dupla, que gravou o primeiro DVD em janeiro de 2014, já superou a marca de 2 milhões de fãs no Facebook, 177 mil seguidores no Instagram, 234 mil seguidores no Twitter e mais de 173 milhões de visualizações no canal oficial do Youtube. Entre os sucessos dos cantores destacam-se os hits: “Tó Sou Seu”, com participação especial do cantor Wesley Safadão; “Bonde dos Solteiros”, com os cantores Henrique e Juliano; “Três Corações”, gravada com o Gusttavo Lima; e “Faxina”, com a dupla Simone e Simaria.
 
Fred e Gustavo também têm DVD’s gravados com participações especiais de renomados artistas da música brasileira, como Léo Moreira, Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano, Cuiabano Lima, Douglas e Henrique, Angelim, Thiago e Samuel e Thiago Brava.
 
O evento contará, também, com uma praça de alimentação em prol a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí.
 


AeroFest é uma das atrações da festa de aniversário de Tatuí neste sábado (11) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK AeroFest é uma das atrações da festa de aniversário de Tatuí neste sábado (11) - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Sábado tem show aéreo e de motos
 
 O destaque da agenda de sábado (11), feriado municipal, é o Tatuí AeroFest. Promovido pelo Aeroclube de Planadores de Tatuí, o evento tem entrada gratuita e acontece das 12h até o pôr do sol, por volta das 18h. Contará com exibições de acrobacia aérea, paraquedismo, balonismo, aeromodelismo, planadores, exposição de aeronaves para visitação do público e praça de alimentação. Haverá, também, exclusivo para a imprensa e autoridades da ala VIP, uma exposição de simulador de voo.
 
"Estamos nos programando - se a meteorologia permitir - para dar um bom dia para a cidade de Tatuí com um voo de balão ao nascer do sol e com um sobrevoo de planador no desfile cívico, chamando a população para a nossa festa", ressalta o presidente do Aeroclube de Tatuí, Alexandre Simões.
 
Também no sábado, a partir das 20h, os tatuianos e visitantes podem se divertir com uma apresentação em duas rodas da equipe Radical Moto Show. O evento, gratuito, acontece na rua José Bonifácio, em frente à Praça da Matriz, e contará com apresentação de Wheeling, com diversas manobras radicais.
 


História da música raiz e de seus principais personagens é contada em documentário rodado em Tatuí - REPRODUÇÃO: FACEBOOK História da música raiz e de seus principais personagens é contada em documentário rodado em Tatuí - REPRODUÇÃO: FACEBOOK

 
Música caipira é tema de filme
 
"Viola Paulista" é o cartaz do Cinema Ponto MIS neste mês de agosto, no Museu Histórico Paulo Setubal. O filme é um documentário sobre a música caipira raiz, produzido por Daniel Choma. O elenco conta com “violeiros da gema”, como Tião Mineiro, João Arruda, Paulo Freire e João Paulo Amaral.
 
A obra apresenta um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar. Os artistas refletem sobre aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e sobre temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais.
 
As entrevistas com os violeiros foram realizadas em diversos pontos da cidade. O filme também mostra roda de viola e a participação especial do Grupo de Catira São Gonçalo, de Campinas.
 
O programa Cinema Ponto MIS é realizado pelo Museu Histórico Paulo Setúbal, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo. As apresentações são gratuitas e acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h. Também é possível agendar horário pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail [email protected]. O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.
 
SERVIÇO- Localizado no Oeste da Região Metropolitana de Sorocaba, Tatuí fica a 60 quilômetros de Sorocaba, a 84 quilômetros de Itu e de Piedade. 
*Com informações da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí.