Nas lentes do conhecimento

Exposição Yby Soroc - IV Séculos pintados em magníficas telas


A História de Sorocaba é eternizada em 20 obras de arte. 
 
No dia 15 de agosto Sorocaba vai completar 364 anos e o MACS (Museu da Arte Contemporânea de Sorocaba) resolveu presentear todos os sorocabanos e visitantes com mais uma bela exposição. 
 
A partir de 11 de agosto a 6 de outubro de 2018 teremos a exposição “Yby Soroc”, do artista sorocabano Pedro Lopes. O projeto que tem como parceria o MACS e a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba, integra a programação de aniversário da cidade e é um presente do museu ao 364º aniversário da cidade. 
 
Werinton Kermes, secretário de Cultura e Turismo, destaca a importância do presente. “Foi a nossa história que o pintor escolheu retratar! É um privilégio para Sorocaba ter o MACS e a participação das obras de Pedro Lopes no museu”, afirma.
 


Pedro Lopes - Painel 11 Pedro Lopes - Painel 11

 
Pedro Lopes é um artista experiente, já tendo participado de outros salões da arte nacional e internacional, e esta é a sua primeira grande exposição individual no MACS. Nasceu em 1951, em Sorocaba, formado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo. 
 
O presente se torna especial graças a genialidade do artista Pedro Lopes que captou a evolução da região sorocabana e conseguiu através das telas expressar o desenvolvimento de um povo, o povo da maravilhosa Terra Rasgada. 
 
O projeto do pintor ocorreu entre os anos 2000 e 2005, pintando em diversas telas o desenvolvimento, a história da cidade, incluindo os períodos anteriores a sua própria fundação. 
 
As pinturas, que foram inscritas na Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba), seguem um processo de releitura dos estilos artísticos vigentes, indo do Maneirismo ao Neoabstracionismo. São mais de 450 anos de memória pintados a óleo, em vinte telas de 250 por 190 cm, inéditas, nunca expostas. Também faz parte da exposição o documentário “Be, Was, Being Yby Soroc”, escrito por Pedro Lopes e dirigido por Chores Rodrigues, que conta o processo de criação e informações sobre os painéis.
 


Pedro Lopes - Painel 14 Pedro Lopes - Painel 14

 
De acordo com Pedro Lopes, “Yby Soroc” (Terra Rasgada, em português) é o nome de origem indígena de Sorocaba e as pinturas retratam o desenvolvimento da cidade. “O público poderá conhecer a região, entender sua origem e como ela avançou. Juntamente, está o progresso da arte no decorrer dos anos”, conta o artista sorocabano.
 


Pedro Lopes - Painel 17 Pedro Lopes - Painel 17

 
Uma exposição que deve agradar a todos, seja os amantes das pinceladas ou de quem desenha com a luz, uma imersão a uma Sorocaba nunca antes vista, mas que sempre esteve diante de nossos olhos. Uma oportunidade para ampliar o repertorio e emergir o universo artístico. 
 
Segundo a presidente do MACS, Cristina Delanhesi, após o termino da exposição, o museu deverá firmar um termo de parceria com a Prefeitura de Sorocaba, para que essas obras fiquem sob a guarda da instituição. “Assim, cumpriremos nossa função por completo, expondo, educando, conservando e valorizando a produção regional de arte”, ressalta. 
 


Pedro Lopes - Painel 20 Pedro Lopes - Painel 20

 
O MACS é um museu privado organizado através de uma OSCIP, ou seja, gerido por pessoas da sociedade civil, fundado em 2004. Uma instituição cultural que promove arte e educação através da democratização e descentralização da cultura. Com prioridade na difusão das artes visuais e com foco na arte contemporânea. 
 
O museu está localizado no barracão ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba, na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280. A entrada é gratuita, com funcionamento (em dias normais) de terça à sexta, das 10 hs as 17 hs e aos sábados e feriados, das 10h às 15 h.     
 
Para conhecer mais sobre o MACS, agendar visitas em grupo, acompanhar suas atividades e projetos acesse o site clicando neste link http://www.macs.org.br/  ou pelo telefone (15) 3233-1692.