Nas lentes do conhecimento

2º Episódio de Arte na Fotografia


No segundo episódio do Reality Show Arte na Fotografia que foi ao ar nesta sexta-feira, 10/08, as 20:30, no canal Arte 1, os fotógrafos registraram a vida em uma ocupação artística, no centro de São Paulo. O tema era “A Morada da Arte” e eles enfrentam uma limitação das imagens que podiam registrar e ainda foram pegos de surpresa na edição do material.  

O convidado especial deste episódio foi Walter Costa. Fotógrafo e editor italiano independente, residente em São Paulo. Um pesquisador de edição e storytelling, nas suas diversas linguagens, muito reconhecido pelo seu olhar diferenciado. 

Logo no início do programa eles apresentaram a edição do desafio do 1º episodio, o desafio de editar um trabalho fotográfico de peso, de interpretar o trabalho de outro fotógrafo, de outro artista. Eder Chiodetto descreveu seu processo criativo neste projeto, os desafios e percepções. 

O desafio de edição lançado pelo programa para todos os participantes e audiência no 1º episódio foi editar seis entre trinta imagens do livro Ser Diretor de Eder Chiodetto. O autor descreveu seu processo criativo neste projeto, os desafios e percepções. O que guiou a critica dos mestres as edições. 

Claudio Feijó nos presenteou com um ensinamento que sempre devemos refletir, “o cuidado que devemos ter com a obviedade, devemos deixar um espaço para quem observa a imagem”. 

Logo depois os fotógrafos foram levados em um ambiente de quem vive da arte. Na ocupação Ouvidor 63, que fica no centro histórico de São Paulo. O espaço é incrível, rico, repleto de informação, pura diversidade cultural. Um espaço de resistência política pela arte. 

O Ouvidor 63 é um espaço ocupado ha 3 anos por artistas de todas as partes da América Latina e de diversas expressões artísticas. Em seu interior encontramos diversas referencias artísticas que enfatizam seu caráter de resistência. Um lugar que pulsa cultura em cada canto, em cada andar, em cada janela que se abre na mente de quem os observa. 

Os fotógrafos passaram por um tempo de imersão no ambiente antes de clicar, conhecendo os artistas. Quando chegou o momento de registrar as imagens foram informados do primeiro desafio do dia, estavam limitados a tirar somente 30 fotos. O que levou a todos a pensarem suas imagens antes de efetivarem o disparo.  

No fim desta maravilhosa seção fotográfica foram informados no alto do prédio da ocupação Ouvidor 63 que não iriam editar o próprio material, que isso será tarefa de outro colega do programa.  

O resultado foi incrível, e este desafio demonstrou a dificuldade que encontramos a olharem com o olhar do outro. Eles foram avaliados não pelos seus cliques, mas sim como editaram o material do colega.

O vencedor deste episódio para Walter Costa foi o mesmo para Eder Chiodetto, escolhendo as edições de Fred Gustavos com as fotos de Nego Junior. Já para Claudio Feijó, o melhor trabalho de edição ficou com Maria Isabel Oliveira editando as fotos de Maíra Erlich. 

No próximo episódio vai ocorrer uma pauta clássica para os competidores: fotografarem os bastidores e o espetáculo circense com o olhar de uma criança. Teremos como convidado especial o fotógrafo Adi Leite.

Você ainda tem a oportunidade de assistir este episódio, verificar as edições realizadas, está imperdível. 

Reprises: Sábado – 14h30; Domingo – 10h00; Terça – 19h30; Sexta  12h00

Onde assistir: Net HD – 553; Sky – 81; Claro TV HD – 553; Oi TV – 31; GVT – 84; Vivo TV - cabo 102; satélite 555; fibra 627

Veja também a matéria sobre o 1º episódio clicando aqui