Mais de 6 meses depois escultura será inaugurada
Maíra Fernandes
[email protected]
Era abril do ano passado, quando materia veiculada no jornal Cruzeiro do Sul anunciava que, em aproximadamente 30 dias, a escultura "Criação e Criatura", instalada no Parque das Águas, no jardim Abaeté, e produzida pelo artista plástico Chico Niedzielski, seria inaugurada. Passaram-se os 30 dias e hoje, mais de 250 dias após o anunciado, finalmente a imponente obra de arte contemporânea será oficialmente inaugurada. Importante frisar que em abril havia iniciado a instalação da obra, outras vezes impossibilitada por conta das chuvas de verão. E há cerca de seis meses é que foi concluída a instalação.
O motivo para o intervalo de meses entre a instalação e a inauguração, teria sido a dificuldade em conciliar a agenda do prefeito com a dos responsáveis pela empresa Jaraguá Equipamentos Industriais, que doou a escultura à cidade, segundo explicação da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Em agosto do ano passado, uma outra matéria publicada pelo jornal Cruzeiro do Sul já denunciava a demora da inauguração e apontava a posição dos sorocabanos, frente a escultura vermelha, feita em aço e com formas de arcos.
De acordo com os entrevistados na época, as mais recorrentes reclamações eram pela falta de identificação na obra, como nome do artista, nome da obra e conceito. Entrevistado, o artista esclareceu que essas informações estariam afixadas à obra até inauguração. Questionada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Sorocaba não confirmou essa informação. Quem nos últimos dias se aproximou da obra, que é de fácil acesso ao público que frequenta o Parque das Águas, ainda pode notar que mesmo com a presença de Guardas Municipais, a escultura já apresenta sinais de pichações.
Escultor e escultura
Para a inauguração, que acontece hoje, a partir das 10h, uma série de atrações foram programadas, como uma aula especial do programa "Ginástica no Parque" e o plantio de mais 100 mudas de árvores nativas. Haverá, ainda, uma apresentação da Banda Marcial Municipal, projeto da Secretaria da Educação (Sedu).
Com 79 toneladas, a escultura foi feita de aço, mede 12 metros de diâmetro e foi uma doação da empresa Jaraguá, que financiou o projeto completo, contemplando a parte de engenharia, cálculo mecânico, desenhos, doação das chapas de aço e instalação.Cada arco tem 38 milímetros de espessura, de modo que o projeto garantisse estrutura e sustentação à escultura. Além da pintura na cor vermelha, a instalação do monumento demandou um sistema de iluminação e reforço do piso em seu entorno.
Foi o próprio artista que escolheu o endereço para obra, pois achou Parque das Águas com uma "perspectiva interessante, com horizonte livre, sem prédios e, quando tem espetáculos, é um lugar bem frequentado", contou ele à reportagem. De acordo com artista a obra foi pensada com o que chama de "geometria sagrada", referência importante do seus trabalhos. A ideia é que a perspectiva da forma geométrica apresenta uma necessidade de voltar-se para si.
"Essa escultura é composta de um cubo e de uma esfera. A esfera é delimitada pelos três discos o cubo pela ausência dele, pelo corte quadrado de cada círculo. Os três círculos tem um quadrado, que formam nos três eixos um cubo. O círculo é Deus e a criação é a realização", explicou ele sobre a obra.