Porta de madeira arrastando no chão
Além de ser difícil abrir e fechar, uma porta emperrada costuma estragar o piso da casa. Para evitar acidentes desagradáveis, é preciso verificar as dobradiças da porta e substituí-las, caso não estejam em bom estado. Se estiverem boas, a dica é apertar bem os parafusos, o que pode ser feito com uma chave Phillips. Caso isto não resolva, é necessário retirar a porta do batente, desatarraxando os parafusos das dobradiças e lixar sua parte inferior. O serviço pode ser feito por um marceneiro profissional com uma ferramenta elétrica chamada plaina. Depois, é só recolocar a porta.
Caso você não tenha tempo e nem dinheiro para chamar um marceneiro, existe uma saída improvisada para resolver o problema. Utilize uma fita adesiva para fixar uma lixa no piso onde corre a porta. Lembre-se de colocar o lado abrasivo voltado para cima. Em seguida, abra e feche a porta várias vezes. Assim, a lixa vai desgastar a camada inferior da porta, fazendo um discreto vão entre a porta e o piso.
Gavetas emperradas
Para que as gavetas de madeira não emperrem e não fiquem difíceis de correr, mantenha as dobradiças sempre lubrificadas, aplicando um spray de óleo lubrificante a cada dois meses. Se não tiver o spray, tente esfregar uma vela ou um sabonete nas laterais externas da gaveta.
A coluna Pintou uma Dúvida recebe os questionamentos dos leitores por e-mail, no endereço [email protected]; pelo fax (15) 2102.5187 ou ainda pelo correio, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista, CEP 18013-280.