CASA & ACABAMENTO

Plantas, bebedouros e comedouros bastam para atrair os passarinhos



Telma Silvério
[email protected] Para atrair aves em casa - na varanda ou no quintal - a variedade de flores, plantas, vasos e até as paredes podem ser exploradas, por meio dos jardins verticais que estão em alta. É possível ver ninhos de aves numa simples samambaia pendurada no teto da sacada de apartamento, por exemplo. Como se vê, o espaço limitado não é empecilho. Na verdade, as aves estão em busca de alimento, água e um lugar seguro para fazer seus ninhos, descansar e se esconder de seus predadores. Forrar os muros com trepadeiras, vasos com folhagens onde puder, mas de preferência numa área verde e não pavimentada. Tomar a iniciativa de plantar uma árvore na calçada e cuidar. Agora, necessidade vital para os pássaros, assim como para nós, é a disposição de alimentos.
É importante dar preferência para as plantas que produzem frutos, pois servem de alimentos para as aves. Não esquecer daquelas que produzem flores com néctar, que atrairão beija-flores e outras espécies nectarívoras. As lojas de jardinagem e os órgãos públicos, no caso a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) das cidades, podem esclarecer, em especial sobre as plantas indicadas para áreas urbanas. Agora se o espaço disponível for maior, o jardim pode ser programado de maneira que a cada estação uma planta tenha frutos, de forma a garantir fontes de alimentos durante o ano todo. No caso de pouco espaço verde em casa, as fontes podem ser reforçadas com os comedouros.
Entre as dicas de alimentos para atrair nos comedouros estão a banana, laranja, mamão, abacate, grãos e sementes de girassol. É preciso ficar atento à altura em que essa comida ficará a disposição dos pássaros, pois tanto as frutas quanto a água devem permanecer afastados da possível perturbação dos animais de estimação (cães e gatos).
Ter bebedouros e comedouros no quintal é uma forma de atrair as aves para poder apreciar e observar melhor seus comportamentos. Desta forma, a pessoa ainda poderá perceber os diferentes sons produzidos pelos passarinhos, seja em comemoração à acolhida, mas principalmente à liberdade de poder ir e vir.

Espaços ecológicos

Para quem tem espaço que permita o cultivo de plantas em grande quantidade e variedade, a proposta é o jardim ecológico, ou então as chamadas mini-estações ecológicas. Neste caso nas próprias residências, quando o espaço é mais limitado. As propostas são dos profissionais do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), que desenvolveram o Programa Jardim Ecológico, com o objetivo de ajudar os "jardineiros ecológicos" a planejarem os plantios destinados a atraírem aves. O programa do CEO também orienta os cidadãos a criarem em suas próprias casas as mini-estações ecológicas, por meio das técnicas de Jardinagem Ecológica (wildlife gardening).
Em seu site, o CEO (www.ceo.org.br) disponibiliza uma extensa lista de plantas, esclarece como pode ser utilizada e faz sugestões para o planejamento do plantio. Além de proporcionar o convívio com a natureza, o programa Jardim Ecológico propõe a criação de um ambiente educativo para adultos e crianças. Mas o principal objetivo é desestimular a prática de manter animais silvestres como animais de estimação. Em se tratando dos pássaros, de que valem as asas se não podem voar, não é mesmo?