CASA & ACABAMENTO

Como adaptar água quente na torneira


Equipe técnica do C&C dá a dica: para o aquecimento de água, é possível optar por aquecedores individuais (automáticos ou manuais), muito fáceis de se instalar. Alguns modelos possuem termostato, um equipamento eficaz e discreto que fica posicionado embaixo da pia e ajuda a controlar a temperatura. Os modelos individuais são bastante indicados para banheiros, deixando o visual mais clean, pois fica posicionado embaixo da pia. O único inconveniente é que se não houver um ponto de energia neste local, será necessário providenciar. Porém, não é tão difícil executar esta tarefa, desde que considere mão de obra qualificada para fazê-lo.

Outra opção são as torneiras elétricas. Além de práticas, elas agregam valor às edificações, proporcionando sofisticação e conforto nos ambientes, principalmente para lavar a louça. A variedade de produtos aliados à facilidade na instalação também são atrativos indispensáveis para uma boa escolha.

Torneira elétricas são mais indicadas para cozinhas, pois normalmente este ambiente já é planejado para receber este tipo de produto (raramente será necessário criar um ponto de energia). Os aquecedores, por sua vez, podem ser utilizados tanto na cozinha como nos banheiros, isto porque eles já possuem dois comandos de água (quente e frio). Os dois produtos estão na mesma faixa de preço e a instalação é simples. Se em sua casa não possui ponto de luz para as torneiras ou aquecedores, é aconselhável contratar mão de obra especializada para a realização deste serviço.

O C&C orienta explica que não existe mudança de eficiência energética entre os dois produtos, eles gastam a mesma coisa. A escolha do aquecedor individual acontece de acordo com a potência que o consumidor deseja. Por exemplo: pessoas que moram em regiões muito frias (sudeste e sul) normalmente escolhem uma torneira mais potente (acima de 5000w). Já para quem mora em regiões onde as temperaturas não são tão baixas, um modelo de 4000w é suficiente. Vale a pena ressaltar que quanto maior a wattagem (ou potência), maior será o consumo de energia e tanto aquecedores quanto torneiras elétricas podem ser utilizadas em casas e apartamentos. Mais informações:www.cec.com.br