SOROCABA E REGIÃO

Com espaço diferenciado, Jardim Botânico será inaugurado amanhã



Sabrina Souza
[email protected]

programa de estágio

Um espaço que reúne lazer, educação e preservação do meio ambiente em uma área de 70 mil metros quadrados e ainda destinado à pesquisa acadêmica. Assim será o Jardim Botânico "Irmãos Villas Bôas", que abre as portas à população amanhã e disponibiliza visitas monitoradas a partir de domingo. Localizado entre as ruas Pedro Wursching e Miguel Lozano, no Jardim Dois Corações, o local é composto pelo Palacete de Cristal, por um orquidário e um roseiral e por uma sala de educação ambiental, além de espaço ao ar livre. Inicialmente previsto para ser entregue em setembro do ano passado, a unidade de Sorocaba será a 36ª do País associada à Rede Brasileira de Jardins Botânicos e sua construção custou cerca de R$ 5 milhões.

Constituído quase que inteiramente por vidros, o Palacete de Cristal terá quatro coleções de plantas nativas, como explica o secretário de Serviços Públicos, Clebson Ribeiro, que na tarde de ontem acompanhava os últimos ajustes no local. A mais exuberante delas, afirma, será em alusão à floresta tropical, com exemplares da Mata Atlântica e espécies exóticas. Uma delas terá plantas do Cerrado e outra possuirá espécies de regiões áridas, como cactos. A última será voltada ao paisagismo, em estilo de jardim japonês. O prédio contará ainda com um herbáreo de plantas secas prensadas e poderá sediar também eventos e exposições, em um ambiente que facilita a interação dos visitantes através de um mezanino com passarelas.

Situado em uma área com vegetação de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o Jardim Botânico possui também espaços destinados a espécies mais apreciadas pela população, conta Clebson. Para tanto, explica, foi construído um roseiral com 27 variedades de rosa, que vão desde as miniaturas e híbridas às de chá. "Esta unidade foi projetada em formato de sol, simbolizando a necessidade de luz solar das flores", ressalta. Também com 27 exemplares, o orquidário será usado para exposições e cursos do Círculo Orquidófilo Sorocabano. O local foi construído com tijolos de demolições por reeducandos do sistema prisional. "Revezamos o trabalho entre duas ou três equipes de oito reeducandos cada, abrangendo também o aspecto social da obra", comenta Clebson.

Com todos esses componentes, acredita a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima, o local será uma unidade de preservação ambiental de grande importância a longo prazo. "O Jardim Botânico vai além de um parque. Com ele, nós poderemos constituir coleções botânicas e descobrir especificidades e potenciais da cidade", afirma. "É um local de pesquisa que vai estar em permanente ampliação", comenta. Além dos espaços de exposição e lazer, o parque disponibilizará um prédio de educação ambiental, com sala de aula e biblioteca, um mirante, no qual o visitante dispõe de uma vista panorâmica da cidade. "Este espaço foi escolhido também por conta da visão privilegiada que proporciona do vale do rio Sorocaba, da Floresta de Ipanema e da Serra de São Francisco", justifica Clebson.

Visitas monitoradas

Aberto aos visitantes, o Jardim Botânico contará com equipes de educação ambiental em pontos estratégicos, que realizam a partir de domingo as visitas monitoradas. Neste primeiro dia a atividade acontece entre as 9h e 12h e não é necessário agendamento prévio. Haverá também uma programação especial de visitas até o próximo dia 30, com grupos específicos.

Nos dias 17, 19 e 21, serão realizadas com alunos de escolas municipais, pela manhã das 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h. Nos dias 18 e 20, a visita será com alunos de escolas estaduais de Sorocaba e com adolescentes das unidades do Território Jovem. No dia 30, também pela manhã, um grupo de mulheres participará da visita monitorada com a Secretaria do Meio Ambiente. No dia 23, haverá um roteiro especial com grupos da terceira idade.

Em casos de grandes grupos de pessoas, as inscrições poderão ser feitas antecipadamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3219-2280. O Jardim Botânico funcionará de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada será gratuita. (Supervisão: Armando Rucci Filho)