SOROCABA E REGIÃO

Lixo se acumula às margens do rio


 

Larissa Pessoa
[email protected]
programa de estágio

 
Quem passou pela Juvenal de Campos, na altura do Clube do Idoso, desde a manhã de ontem, se assustou com a quantidade de lixo acumulado nas margens do rio Sorocaba. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), trata-se de detritos despejados pela própria população, que, equivocadamente, continua lançando resíduos nos córregos existentes na cidade e nas ruas. A maior parte do lixo trata-se de garrafas pet, sacolas plásticas e muitos galhos quebrados.
 
Em nota, a autarquia alega que devido às últimas fortes chuvas ocorridas em Sorocaba, os resíduos acabaram sendo carreados para o leito do rio. No caso dos córregos, eles convergem para o rio Sorocaba e o mesmo acontece com a sujeira lançada nas ruas, que vai para as bocas-de-lobo, e destas também para o rio, por meio das galerias de águas pluviais, causando a poluição observada.
 
O Departamento de Drenagem do Saae informou que vem realizando um mutirão de limpeza nos córregos após as chuvas da semana passada que atingiram as zonas Oeste e Sul da cidade e nesta semana o trabalho está sendo realizado no rio Sorocaba. As intervenções de limpeza, segundo a autarquia, incluirão o trecho citado pela reportagem, próximo ao Clube do Idoso. (Supervisão Marcelo Andrade)