ECONOMIA

Lojas Cem amplia rede em ano difícil para o comércio


A Lojas Cem -- fundada em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba -- deve inaugurar mais dez unidades até o final de 2017. A rede de varejo de móveis e eletrodomésticos completa 65 anos hoje, 1º de julho, entregando oficialmente mais uma filial em Sumaré (a segunda da cidade), que abriu as portas ontem. A meta, até o final do ano, é passar de 247 unidades (já considerando a de Sumaré) para 257, apesar das dificuldades este ano para comércio varejista em geral voltar a crescer.

Com a expansão, a empresa gera empregos. "Nas cidades onde a rede se instala apenas o gerente da nova filial é procedente de outra localidade, por ser, necessariamente, um profissional de carreira da empresa. Todos os demais colaboradores são contratados no próprio município", informa a Lojas Cem. Como a rede está construindo outras lojas, novas contratações serão necessárias.

Atualmente, das 247 lojas, 195 estão no Estado de São Paulo, 20 no Rio de Janeiro, 22 em Minas Gerais e 10 no Paraná. As novas filiais são inauguradas sempre num raio de até 600 quilômetros do Centro Administrativo e de Distribuição, em Salto, para melhor eficiência nas entregas. Na cidade de Sorocaba são quatro unidades: Centro, Campolim, Éden e na avenida Itavuvu.

Este ano, as cidades paulistas de Americana e Marília também ganharão sua segunda unidade da Lojas Cem. As obras já começaram em Angatuba e Piraju. As próximas serão Araçariguama e Rio Grande da Serra. No Paraná, onde a rede já possui dez filiais, as novas lojas serão em Bandeirantes e Ibiporã, no norte do Estado. A Lojas Cem avança também em Minas Gerais, que já tem 22 filiais. As novas unidades serão inauguradas em Frutal e Caxambu.

As novas filiais seguem o mesmo padrão, com cerca de 1.400 metros quadrados de área para exposição e venda de bens duráveis. Cada unidade tem quase três mil itens em móveis, eletrodomésticos, celulares e utilidades. A rede de varejo mantém o tradicional carnê de prestações, que fideliza clientes. O crédito, aprovado diretamente nas lojas, é um dos diferenciais.

A Lojas Cem começou numa bicicletaria, em 1952, com o fundador Remígio (Gino) Dalla Vecchia. Dois anos depois a seção de peças e consertos começou a ceder espaço aos primeiros eletrodomésticos. A loja manteve a linha de bicicletas, mas desativou totalmente a oficina em 1956. Em 1966, passou a oferecer também a linha de móveis. Em 1968, Remígio aposentou-se e a empresa passou a ser dirigida por um conselho formado por quatro diretores (os filhos e um genro). A primeira filial foi aberta em Indaiatuba, a segunda em Itu e a terceira em São Roque. (Da Redação)