ESPORTES

Márcio Rogério Dias será o novo presidente do Bentão

Eric Mantuan
[email protected]


A nova diretoria executiva do Esporte Clube São Bento será eleita por aclamação na próxima terça-feira (10). O período para a inscrição de chapas se encerrou nesta terça (3) e apenas uma se inscreveu para o pleito: chamada Avanti São Bento, é liderada pelo advogado e atual vice-presidente beneditino, Márcio Rogério Dias. O presidente Fernando Martins da Costa Neto e o diretor Agacyr Maister (Xixo) vão deixar de ocupar cargos estatutários após seis anos, mas devem continuar participando da vida administrativa do Azulão.

Conforme adiantado por Márcio Rogério, Fernando ocupará um cargo de assessor do clube junto da Federação Paulista de Futebol (FPF). Da mesma forma, Xixo será um assessor especial -- ou "mentor", como descrito por ele. "É um colegiado, unido e forte, que só pensa num São Bento cada vez maior e cada vez mais profissional", descreve.

Dos sete cargos da diretoria executiva a serem preenchidos pela chapa, cinco postulantes são dos atuais quadros: além de Márcio, Almir Laurindo (vice-presidente), Marcelo Anderson Coelho, o Batoré (diretor de futebol amador), Wilson Vieira (tesoureiro) e Sérgio Augusto Garcia (diretor de patrimônio). José Humberto Urban Filho, como diretor de futebol profissional, e José Abrão Filho, secretário, juntam-se aos mais antigos.

Na opinião de Márcio, a coalizão em torno de uma chapa única reflete a confiança na gestão que tirou o São Bento da Série A3 do Campeonato Paulista, em 2013, e o colocou entre os 40 maiores times do País. Situação antagônica da atual -- na qual a nova diretoria do São Bento terá, entre os desafios, o de gerenciar um orçamento "turbinado" pela verba de televisão advinda do Campeonato Brasileiro da Série B, que nesta temporada girou em R$ 4 milhões.

"Quando cheguei, em 2011, como advogado, com a missão de analisar processos e dívidas trabalhistas, o São Bento estava na Série A3 do Campeonato Paulista, sem dinheiro, com muitas dívidas, sem credibilidade e desacreditado. Pudemos tirá-lo dessa situação e o colocar na elite do principal estadual do País. Isso nos dá muito orgulho, mas também aumenta nossa responsabilidade dentro do clube. O desafio agora é manter o nosso São Bento entre os maiores e, para isso, precisamos pensar como uma grande equipe", complementa Márcio.

Conselho

Nesta teça (3) também se encerrou o período de inscrição de chapas para a eleição do Conselho Deliberativo. Duas chapas postulam participação no pleito: Unidos pelo São Bento, com 47 nomes, e A Voz da Arquibancada Renovação, com outros 20. Agora, assim como no caso da diretoria executiva, a presidência do Conselho homologará as chapas e chamará os 387 sócios aptos à votação.
As urnas estarão localizadas no memorial do clube, que fica dentro do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC).