SOROCABA E REGIÃO

Votorantim espera receber 40 mil vacinas nesta semana


Votorantim espera receber do governo do Estado, ainda nesta semana, 40 mil doses da vacina padrão contra a febre amarela (a que protege a pessoa por toda a vida).A diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) da região de Sorocaba -- que reúne 33 municípios, Ana Lúcia Sanches, confirmou que o pedido foi feito pela Prefeitura e encaminhado para São Paulo. Ela, entretanto, não quis garantir se o mesmo será atendido e quando isso poderá acontecer.

A informação sobre as doses foi passada nesta segunda (22) pelo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, ao confirmar que a cidade está fora da campanha estadual de vacinação contra a doença, que começa nesta quinta-feira (25) em 54 cidades paulistas, com dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário, o município pediu ao governo estadual no dia 11 deste mês para ampliar a vacinação na cidade por meio do fracionamento das doses, mas não foi autorizado. "Encaminhamos o ofício solicitando autorização para o fracionamento das doses no sentido de imunizar o maior número de pessoas, residentes ao redor do Parque do Matão, mas não foi autorizado. Como foi negado, nós pedimos o envio de doses padrão da vacina para atender a demanda e tivemos a promessa do governo estadual que, logo após o lançamento do mutirão, Votorantim irá receber cerca de 40 mil doses para a ampliar a vacinação na cidade", disse o secretário. "Eu acredito que nessa semana já cheguem essas 40 mil doses."

O secretário disse que já foram vacinadas quase 20 mil pessoas e que com as 40 mil doses esperadas praticamente metade da população estará vacinada, o que ele acredita ser suficiente neste momento. "Levando-se em consideração as pessoas que não podem ser vacinadas, como no caso dos idosos, e de alguns doentes, entre outros grupos, teremos praticamente quase todo o público-alvo imunizado", afirmou Laino.

Segundo a diretora do GVE de Sorocaba, desde o dia 20 de dezembro já chegaram à região 450 mil doses da vacina plena (padrão) contra a febre amarela, para atender a uma população de dois milhões de habitantes. Ana Lúcia Sanches explica que toda semana são solicitadas as doses necessárias -- cuja quantidade tem variado entre 100 e 200 mil -- e, assim que recebidas pela GVE, estas são encaminhadas aos municípios.

Não quer o mutirão

Segundo Carlos Laino, a Prefeitura de Votorantim não deseja participar do mutirão e quer que o governo estadual continue fornecendo as doses inteiras para vacinar a população. "Muitas cidades que vão participar do mutirão nem começaram a vacinação e por isso vão participar da campanha para fazer a imunização com doses fracionadas", diz Laino. Questionada na última sexta-feira a respeito, a Prefeitura de Votorantim já tinha dito ao Cruzeiro do Sul que a cidade não estava pleiteando a participação no mutirão. "Não, pois o mutirão é para doses fracionadas. Mas pleiteia o envio de doses para atender a demanda, conforme vem fazendo", disse por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.