ECONOMIA

Supermercado Sonda fechará loja em Sorocaba


A unidade do Sonda Supermercados de Sorocaba, na zona norte, encerra neste sábado (10) as atividades, conforme tem sido comunicado aos clientes e funcionários. O comércio fica dentro do complexo do Plaza Shopping Itavuvu -- onde não há mais lojas em funcionamento. Os administradores do empreendimento, Cristiano e Adriano Mascarenhas de Barros, publicaram na imprensa local convocação para assembleia no próximo dia 16 em que os acionistas discutirão a "continuidade ou não das atividades do Plaza Shopping Itavuvu", além de outros interesses de assunto do empreendimento.

Procurados, por meio de contato da reportagem com a FOC Empreendimentos, os representantes do shopping não se pronunciaram sobre a situação do negócio. A assessoria de imprensa do Sonda Supermercados também foi procurada ao longo da semana, mas não enviou um posicionamento até o final desta reportagem.

No supermercado, no entanto, os funcionários avisam aos clientes sobre o fechamento neste sábado, tendo a drogaria e outras lojas que funcionavam na galeria do mercado já encerrado as atividades. O clima é de liquidação dos estoques e de despedida. Nos corredores do shopping, não se encontra nenhum empreendimento aberto, apenas fachadas com cartazes informando novos endereços de atendimento.

O shopping inaugurou em 2012, com a expectativa de 100 operações de diversos segmentos e perspectiva de gerar mil empregos diretos e dois mil indiretos. Com o passar do tempo, e a inauguração de outros shoppings na cidade, o perfil do Plazo mudou. Em 2014, as lojas já perdiam espaço para serviços do setor de saúde, como clínicas e consultórios.

A unidade do Sonda existente no Plaza Shopping Itavuvu era a única do grupo em Sorocaba, que possui outras 33 lojas em diversas cidades, entre elas Piedade e Salto.