EXTERIOR

África do Sul: partido dá 48h para Zuma renunciar


O governista Congresso Nacional Africano (CNA) deu ao presidente sul-africano, Jacob Zuma, 75, o prazo de 48 horas para que renuncie, do contrário será retirado do poder, informou nesta segunda-feira (12), a TV estatal SABC. Após uma reunião de oito horas da executiva do partido em um hotel em Pretória, capital administrativa da África do Sul, o líder do CNA e vice-presidente, Cyril Ramaphosa, entregou o ultimato pessoalmente a Zuma em sua residência. Zuma não comentou. 

Horas antes, a SABC havia dito que Zuma havia concordado em renunciar e que os detalhes sobre como proceder estavam sendo discutidos. Porém, o porta-voz do presidente, Bongani Ngqulunga, qualificou a notícia de falsa. Ramaphosa, 65, diz que tem mantido conversas com Zuma sobre uma transferência de poder.

Caso a renúncia se confirme, Ramaphosa - ex-líder sindical que se tornou um dos empresários mais ricos do país mas que adotou um discurso anticorrupção - deve assumir a Presidência até o fim do mandato, em 2019. Presidente do país desde 2009, Zuma enfrenta pressão do partido e da oposição para renunciar ao cargo em meio a uma série de denúncias de corrupção.

Na semana passada, o Parlamento adiou o discurso sobre o Estado de União que ele faria e deve votar no dia 22 uma moção para tirá-lo do cargo.