SOROCABA E REGIÃO

Missa na Catedral celebra início da Quaresma


A Catedral Metropolitana de Sorocaba Nossa Senhora da Ponte celebrou, na tarde desta Quarta-feira de Cinzas (14), missa que marca o início do período de Quaresma. É neste momento também que a Igreja Católica intensifica as ações referentes à Campanha da Fraternidade. O tema escolhido pela Igreja Católica para 2018 é "Fraternidade e superação da violência", com o lema "Em Cristo somos todos irmãos"". No período da tarde, às 18h15, ocorre mais uma missa no local, celebrada pelo pároco da Catedral, Padre Tadeu.

Os fiéis lotaram a igreja para a missa, presidida pelo pároco e pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Julio. A tradicional imposição das cinzas foi um dos momentos mais emocionantes para os participantes, ao lembrar a crença de que "do pó viestes e ao pó, hás de retornar". A renúncia aos pecados durante a Quaresma, período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, é tradicionalmente praticada pelos fiéis, por meio de jejuns, orações e abstinências.

A comerciante Aparecida Proença, 71 anos, utiliza o período para reflexão. "É um momento de ficar mais perto Dele", afirma. A professora Gabriela Marques, 29 anos, participou da celebração com a filha Sophia, de 4 anos. "Eu procuro ensiná-la esse caminho", conta. Durante o período de Quaresma, ela relata que costuma jejuar e pratica a abstinência de carne.

Para o arcebispo de Sorocaba, Dom Julio, essas renúncias tradicionais são válidas, desde que partam de um princípio espiritual. "Essas renúncias tradicionais devem primeiro brotar de uma atitude interior. As práticas externas têm sua origem em uma atitude espiritual de luta contra o pecado e de vitórias sobre o pecado, de buscar a conversão, de voltar-se para Deus. Mas as práticas tradicionais também ajudam a criar estas disposições interiores", explica. "As práticas exteriores podem favorecer e ajudar a criar as atitudes interiores", resume.

O religioso lembrou do tema da campanha da Fraternidade e como se pode praticá-lo no dia a dia. "A violência é infelizmente um fenômeno muito disseminado. A gente não precisa nem ficar falando muito de estatísticas, é uma experiência do nosso cotidiano. Mas queremos fazer também da fraternidade uma experiência cotidiana", diz. A campanha deve desenvolver, por meio das pastorais sociais, ações educativas voltadas ao ensino da cultura de paz e justiça restaurativa, entre outros temas.

No próximo dia 23, a Catedral fará um dia de jejum e orações pela paz, das 8h às 18h15. Momentos de adorações e atendimentos de confissões serão celebrados por diversos padres da arquidiocese de Sorocaba, incluindo o próprio arcebispo.


A tradicional imposição das cinzas foi um dos momentos mais emocionantes para os participantes - FÁBIO ROGÉRIO A tradicional imposição das cinzas foi um dos momentos mais emocionantes para os participantes - FÁBIO ROGÉRIO