CULTURA

Montagem de texto de Brecht faz temporada no Senac


Estreia nesta terça-feira (13), às 20h, no Senac Sorocaba, a montagem teatral "O casamento do pequeno burguês" do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht. Dirigido por Hamilton Sbrana e com direção musical de Zack Rodrigues, a peça será reapresentada nas próximas terças e quintas de março (dias 15, 20, 22 e 27 de março), com entrada gratuita.

A montagem é uma ácida comédia que relata a conflituosa percepção da classe média, que instiga a reflexão sobre a moral burguesa, especialmente os valores, tradições e conveniências estabelecidas pelas normas sociais.

A história se desenvolve em uma típica festa de casamento, em que os noivos, parentes, amigos e convidados estão em posições antagônicas. O resultado é um espetáculo no qual as tradicionais e sólidas regras de convivência estabelecidas pelos valores sociais burgueses desmoronam. A verdade se revela distinta das aparências mostradas no início da festa. As máscaras sociais vão ruindo e ganhando expressões ao retratar as dificuldades e embates da classe média espremida entre o proletariado e a classe alta, também chamada de elite.

Como a história do espetáculo acontece num casamento, a montagem receberá a plateia como convidada do enlace, contando com a colaboração da equipe de gastronomia do Senac que oferecerá aos participantes uma experiência sensorial numa degustação de iguarias preparadas pelos renomados chefes.

Segundo o diretor Hamilton Sbrana, o texto de Brecht apresenta um ritmo crescente em que a cordialidade e o clima de festa do casamento, aos poucos vai cedendo lugar à acidez e acabando por destruir a aparente harmonia regida pelas regras sociais. "Optamos nesta montagem por uma trilha sonora embalada com alguns clássicos da MPB, o banquete é festejado com um tempero bem brasileiro, sob a batuta de Zack Rodrigues", diz.

O grupo TT5 é formado por: Amanda Albino, Bruna de Oliveira Costa, Bruno William de Almeida, Carla Cristina Santucci Demarchi, Fábio Bernardes da Luz, Flávia Aparecida de Lima Silva, Gabriely Candido de Oliveira Castilho, Giovani de Souza Nunes, Giovanna Calegare Claro, Jackson Júlio do Nascimento, Jan de Oliveira Nes, Laura Luiza Schultez Maciel, Mariana Nóbrega Macedo, Mayara Rodrigues de Campos e Vinicius Gabriel de Brito Simões.

O Senac fica na av. Cel. Nogueira Padilha, 2.392, Vila Hortência. Os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo site www.sp.senac.br/sorocaba e a classificação indicativa é de 14 anos.