Rota do Equilíbrio

7 Motivos Pelos Quais Você Ganhou Peso Mas Não Gordura

Hoje nós vamos revelar sete motivos pelas quais você pode ter ganhado peso na balança - porém que não necessariamente significam que você ganhou gordura.

Isso é, não significa que você engordou.

Na verdade, compreender quais são os sete motivos é extremamente importante para que você não desanime ao longo da sua jornada rumo à perda de peso e rumo a uma melhor saúde.

Então vamos diretamente a eles.

Motivo #1 – Você Alterou Seu Consumo De Sal Usual

Muita gente acredita que comer sódio, pura e simplesmente, na forma de sal de cozinha – cloreto de sódio, geralmente – está ligado a reter mais líquidos e a ganhar peso.

Entretanto, isso não é completamente verdade: porque o corpo “se acostuma” ao nível de consumo de sódio após alguns dias - além de os efeitos possivelmente variarem muito de pessoa para pessoa.

Por outro lado, existe, sim, um fundo de verdade nessa afirmação.

Pois embora não seja a quantidade em si que faça você reter líquido, mudanças abruptas na quantidade, isso é, comer mais do que o seu normal, ou menos, é que vão causar mudanças na sua retenção de líquido ao longo dos dias seguintes.

Por isso, se você comer refeições ricas em sódio hoje, existem grandes chances de que amanhã você esteja mais inchada ou retida justamente por estar retendo mais líquido.

No entanto, se mantiver esse novo nível de consumo, após alguns dias as coisas tendem a se normalizar.

E isso acontece naturalmente quando você baseia sua alimentação em comida de verdade.

Motivo #2 – Você Comeu Mais Carboidratos Do Que Geralmente

Os carboidratos são alimentos que tendem a elevar a insulina, um hormônio que tem diversos efeitos no seu corpo, como:

Por isso, se você comer mais carboidratos do que o de costume, isso vai causar uma retenção de líquido superior também.

Além disso, esses carboidratos a mais irão encher os estoques de glicogênio dos seus tecidos musculares - e mais uma vez, esses carboidratos são acompanhados por moléculas de água.

Justamente por esse motivo quando você muda de uma dieta ocidental padrão para uma dieta low-carb, você geralmente perde bastante peso nos primeiros dias porque conforme o glicogênio é eliminado, também é eliminada essa água que costuma acompanhá-lo.

Motivo # 3 – Você Comeu Mais Tarde Do Que De Costume

Isto simplesmente significa que você está com mais volume e peso de comida em seu estômago e em seu sistema digestório do que de costume.

Não significa que você está com mais gordura no seu corpo.

Motivo # 4 – Você Se Pesou Mais Cedo Hoje

É o mesmo princípio do motivo acima.

Significa que teve menos tempo para o seu corpo digerir a comida que você comeu ontem.

Ainda mais no caso de você estar baseando sua alimentação em alimentos altamente nutritivos, ricos em gorduras boas, proteínas e fibras, que tendem a demorar mais para serem digeridos.

Motivo # 5 – Você Está Com Intestino Preso

Essa é uma causa comum e pouco percebida.

Se você está com algumas centenas de gramas presas dentro de você, claramente elas aparecerão na balança.

Entretanto, você não precisa se desesperar.

Existem diversos alimentos, e mesmo dicas low-carb, práticas, que podem te ajudar a soltar o intestino.

Você pode clicar aqui para ver nossas 15 dicas favoritas.

Motivo # 6 – Você Está Estressado

Níveis de estresse cronicamente presentes tendem a deixar os seus níveis de hormônio cortisol elevado, sendo que um dos efeitos colaterais do cortisol é a retenção de líquidos e isso faz com que você se pese mais.

Lembre-se de que oscilações hormonais fazem com que o peso oscile demais.

Um exemplo simples são as mulheres na época da TPM.

Elas tendem a ficar mais inchadas no período anterior à menstruação, justamente pela ação dos hormônios que influenciam grandemente nessa época.

Motivo # 7 – Você Treinou Pesado No Dia Anterior

Seus músculos estão se abastecendo de água e outros substratos para poderem se recuperar.

Nesse momento é praticamente como se eles agissem como esponjas, absorvendo tudo o que podem para se recuperarem das lesões causadas pelo treinamento.

Isso não quer dizer que você ganhou gordura (e por outro lado, infelizmente, também não quer dizer que tenha ganhado quantidades apreciáveis de músculos de ontem para hoje).

Conclusão E Palavras Finais

Baseado em tudo isso conseguimos ver que a balança, sozinha, não é um indicador confiável de ganho ou perda de gordura.

Na verdade, a balança é um instrumento “bruto” que consegue medir apenas ganho ou perda da sua massa total - a qual pode oscilar enormemente dia a dia pelos motivos acima.

E a balança ainda pode mascarar perda de gordura quando você ganha massa muscular ao longo de um período de tempo um pouco mais extenso.

Por isso mesmo, é altamente inteligente e recomendo adotar outros métodos além da balança, como medidas corporais, fotos de antes e depois, roupas e espelho.

Se você quer saber mais sobre como tirar as medidas corporais, você pode acessar este texto aqui, onde ensinamos como tirar suas medidas com fita métrica e ainda te damos uma planilha de presente.

Nesse texto também argumentamos por que o IMC não é um índice confiável e apresentamos outros métodos de aferir composição corporal.

Com tudo isso, esperamos que você esteja ainda mais seguro e confiante de que, com os métodos certos, você consegue conferir melhor qual é a sua evolução ao longo de toda essa jornada na dieta low-carb.

Estamos juntos com você ao longo dessa caminhada!

Um forte abraço,
Guilherme e Roney, da Rota do Equilíbrio