SOROCABA E REGIÃO

Votorantim e Salto registram casos de feminicídio


Atualizada

Dois casos de feminicídio aconteceram na manhã desta quinta-feira (17) em duas cidades na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Dois homens são suspeitos de matar as respectivas companheiras em Votorantim e em Salto. Os crimes de gênero contra mulheres ocorreram praticamente no mesmo horário. Um dos acusados está detido e outro estava internado em estado grave até a noite.

Segundo informações da Polícia Militar, Marcos Lauriano teria matado Ana Lúcia Silva a facadas e depois tentou cometer suicídio em Salto. O filho da vítima, de 23 anos, também foi ferido e encaminhado para atendimento médico. O crime ocorreu por volta das 7h, no centro de Salto. O acusado fugiu do local, de carro, mas foi encontrado duas horas depois em uma rua no Jardim Independência. Ainda de acordo com PMs, ele teria se ferido no pescoço com uma faca após o cerco policial. A idade do acusado e da vítima não foi informada.
Ana Lúcia Silva era bastante conhecida na cidade. Ela era defensora das causas animais.
O acusado foi atendido no Hospital São Camilo e até a noite permanecia na UTI, em estado grave. O filho da vítima também foi levado para o hospital e permanecia em observação.
O segundo caso ocorreu no Parque Jataí, em Votorantim, também por volta das 7h. Rodrigo Alves de Oliveira, de 33 anos, é acusado de matar Karina Tedesco Palmeira, de 24. Ela foi atendida pelos bombeiros do Resgate, mas chegou sem vida ao Pronto-Atendimento Municipal. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima foi socorrida com ferimentos no pescoço, nas costelas e com hematomas em várias partes do corpo, incluindo o rosto.
O próprio acusado acionou o Corpo de Bombeiros e chegou a acompanhar a vítima durante o socorro. A versão de Rodrigo aos policiais, conforme consta no boletim, era de que ele e Karina discutiram e depois a agrediu. Ele ainda disse que percebeu que Karina estava inconsciente e chamou os bombeiros. Rodrigo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Votorantim.
Posteriormente, na delegacia, ele afirmou que o motivo da briga foi ciúmes. Rodrigo também teria confessado que agrediu a vítima com tapas. A vítima teria sido espancada até a morte. No boletim ainda há a menção de que o mão direita do acusado estava inchada, "provavelmente, por conta da força com que praticou a agressão".
O boletim de ocorrência foi registrado como feminicídio. Uma audiência de custódia com o acusado deve ocorrer nesta sexta-feira (18).