Nas lentes do conhecimento

Exposição Fotográfica Coletiva Auto Mar


A exposição fotográfica coletiva Auto Mar é composta por 20 fotógrafas de Sorocaba e Região. Uma parceria do Projeto Residência para Mulheres: Encontro com o Subterrâneo com a FUNDEC. Que expõem o fruto do desenvolvimento das oficinas realizadas pelo projeto, que renderam imagens significativas, verdadeiras obras de arte. Descobriram novos olhares, novos talentos. 


O projeto Residências para Mulheres: Encontro com o Subterrâneo ocorreu entre os dias 23 e 27 de abril, no Ateliê Imprevisto, com a proposta de trabalhar o autoconhecimento através da fotografia. Um projeto realizado por mulheres para mulheres, mas que beneficia a todos. 


A inclusão destes olhares femininos, muitas vezes escondidos pela injustiça social, abrem uma nova percepção para o mundo, um espaço de esperança. Um espaço que é preenchido pela simbologia da água nesta bela exposição, uma corrente fluida que nos liga como seres humanos, que nos garante força para transformar a sociedade, para sermos seres autênticos. 


Nas palavras de Camila Fontenele de Miranda:

“Se conectar com as próprias águas, elas estando movimentadas, paradas ou escassas, é viajar por mundos clandestinos sendo guia e visitante de si mesmo - se auto observar, se auto curar, se autoconhecer, ser autônomo. De alguma forma, trazer para superfície mais profundidade e dinâmica para aceitar os pés que tocam a terra.”


Residências para Mulheres: Encontro com o Subterrâneo é um projeto que foi vislumbrado pela artista visual e fotógrafa Camila Fontenele e que contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba, que visou o debate sobre o machismo e sexismo na área da fotografia, sobre o empoderamento feminino.


A fotografia como uma expressão, como uma arma de luta contra o machismo e outros preconceitos que infelizmente ainda imperam na sociedade. 


O depoimento de uma das participantes, Daniela Caramez, 36 anos, formada em publicidade e propaganda, reafirma a importância do projeto e porque esperamos por mais iniciativas como estas: 

“Eu estou em um momento de transformação e de encontro. Estar cercada por mulheres também aparentemente nesse mesmo momento é algo revelador, profundo. Com certeza daqui para frente a visão das coisas e a experimentação vai tomar outro sentido, é transformador. A frequência de 20 mulheres juntas, nesse processo de descobertas e redescobertas é extremamente potente.”


Na exposição você vai se maravilhar com o olhar das fotógrafas para o universo feminino em diversas perspectivas e composições. Vale apena conferir o olhar das artistas: Alessandra Rodrigues; Ana Lopes; Ana Rei; Andressa Fagundes; Bru Pregnolatto; Cyndi Omoto; Daniela Marques; Fernanda Atayde; Flávia Paques; Giulia Baptistella; July Merlo; Juliana Saker; Juliana Torres; Rosa Piva; Leticia Kamada; Ligia Alipio; Lu Rodrigues; Pâmela Ramos; Pola Fernandez; Roberta Navas. 


A abertura da exposição vai ocorrer no dia 08/06/2018, nesta sexta-feira, às 19 hs, e no mesmo dia teremos uma bate-papo às 20 hs. 

Local: Fundec - endereço: R. Brigadeiro Tobias, 73 - Centro;

Exposição: de 08/06 a 05/07, visitação de segunda a sexta das 8h às 18h. Entrada Gratuita 


Para mais informações e contato com o projeto, acesse o site do Projeto Residência para Mulheres: Encontro com o Subterrâneo